PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÊNIA MARIA VASCONCELOS DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUÊNIA MARIA VASCONCELOS DE AZEVEDO
DATA: 15/03/2024
LOCAL: Sala 24 - PPGFis
TÍTULO: IMPACTO DO SPIN EM RESUMO DE ENSAIO CLÍNICO NA INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DE FISIOTERAPEUTAS: ENSAIO CONTROLADO
PALAVRAS-CHAVES: Má Conduta em Pesquisa; Prática Clínica Baseada em Evidência; Ensaio Clínico Controlado.
RESUMO: Introdução: Na comunidade científica distorcer, mascarar e tendenciar resultados refere-se a uma prática denominada spin. Essa prática torna-se um risco para Prática Baseada em Evidência - PBE pois, impactam negativamente na interpretação dos resultados e afeta seu julgamento terapêutico. Objetivo: Comparar a interpretação dos fisioterapeutas sobre resumo de ensaio clínico controlado randomizado relatados com e sem spin. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo controlado e randomizado, no qual será avaliada a interpretação dos fisioterapeutas sobre resumo de com e sem a presença de spin. Serão selecionados 30 resumos de forma aleatória que serão avaliados com base nas diretrizes do Consolidated Standards of Reporting Trials - CONSORT-A e com o spin check list de 7 itens. Após seleção e análise, será escolhido o resumo que apresentar maior nota no check list de 7 itens de spin e menor nota no CONSORT-A. Este resumo será adaptado à duas versões: a versão reescrita conforme as diretrizes do CONSORT-A sem distorções e a versão contendo todas as deturpações. Os participantes serão contactados via e-mail, onde receberão o convite para participarem da pesquisa, sinalizado o interesse, os participantes serão distribuídos nos grupos de acordo com a randomização: o grupo experimental (resumo com spin) e o grupo controle (resumo sem spin).Os fisioterapeutas responderão a um formulário com questões sociodemográficas e perguntas referentes a avaliação das informações contidas no resumo.
Presidente - 1361307 - VALÉRIA MAYALY ALVES DE OLIVEIRA
Interno - 1257554 - DANILO HARUDY KAMONSEKI