PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA DE ARAUJO CORCINO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA DE ARAUJO CORCINO FERNANDES
DATA: 21/03/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS AO RISCO DE SARCOPENIA ENTRE IDOSOS COMUNITÁRIOS DE UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento. Saúde do idoso. Sarcopenia. Acesso aos Serviços de Saúde.
RESUMO: INTRODUÇÃO: O envelhecimento gera uma série alterações e adaptações fisiológicas que podem causar impactos físicos, funcionais, biológicos e entro outros. No tecido muscular há modificações à nível celular que reduzem a massa e a força muscular de forma progressiva e generalizada. A sarcopenia é conceituada para além da diminuição progressiva e generalizada da massa muscular esquelética, mas também uma diminuição na força muscular e desempenho físico, como força de preensão e velocidade de caminhada. tem sido associada com desfechos desfavoráveis como quedas e com maior incidência de fraturas, comprometimento cognitivo, maior índice de hospitalização e uma maior taxa de mortalidade por todas as causas entre adultos mais velhos. OBJETIVO: Analisar o risco de sarcopenia utilizando o questionário SARC calF e a sua associação entre características sociodemográficas, de saúde física e de utilização de serviços de saúde de idosos de um município de pequeno porte da Paraíba. METODOLOGIA DO ESTUDO: Trata-se de um estudo quantitativo transversal de natureza descritiva e observacional. Os dados que serão analisados são referentes a primeira onda do estudo EPI_força Jacaraú. O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba com o CAAE: 74096623.7.0000.5188. Está sendo aplicado um instrumento semiestruturado, abordando questões sociodemográficas e clínicas que incluem a SARC-calF além de testes funcionais e de força. A análise estatística será realizada com o auxílio do software R® (versão 4.1.3). O R é um software livre e gratuito com código aberto com uma linguagem acessível para análise de dados. Estatísticas descritivas serão realizadas para explorar os dados através de tabelas de frequência absoluta (n) e relativa (%) para as variáveis quantitativas. As relações entre as variáveis será feito por meio de testes de correlação bivariada e de modelos adequados de regressão.
Interno - 1165260 - CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES
Presidente - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO