PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: IUARA PAIVA SILVA MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IUARA PAIVA SILVA MORAIS
DATA: 17/04/2024
LOCAL: Sala 24 - PPGFis
TÍTULO: O ensino da acupuntura nos cursos de graduação e pós-graduação em Fisioterapia do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Fisioterapia. Acupuntura
RESUMO: A acupuntura tornou-se realidade crescente com a implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares na rede de saúde pública brasileira, sendo o fisioterapeuta um dos profissionais de saúde mais atuante. Além disso, a acupuntura se destaca entre as especialidades mais presentes na fisioterapia. Atualmente, não há registros, no cenário brasileiro, sobre como o ensino da acupuntura está sendo ofertado nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em fisioterapia. Estudar como a acupuntura está inserida na formação poderá ajudar na compreensão da realidade desse profissional no mundo do trabalho, assim como, garantir a segurança, eficácia e qualidade da assistência ao paciente. Este estudo objetiva analisar as condições de oferta do ensino da acupuntura nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em fisioterapia no Brasil. Será realizada uma pesquisa observacional exploratória quantitativa descritiva. A população a ser estudada serão as Instituições de Ensino Superior do Brasil que ofertam os cursos de graduação e pós-graduação em fisioterapia. A pesquisa acontecerá através de duas ações específicas para a coleta de dados, realizadas em momentos distintos. A primeira será a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos dos cursos de graduação de Fisioterapia, das grades curriculares dos cursos de pós-graduação stricto sensu de Fisioterapia e da produção de conhecimento (dissertações e/ou teses) desses. Já a segunda ação, será o envio do formulário aos docentes que ministram componentes curriculares relacionados à acupuntura na graduação e pós-graduação. A etapa de análise dos dados consistirá em análise estatística descritiva. As variáveis categóricas serão descritas por frequência relativa (%) e absoluta (n) e as numéricas por média e desvio padrão. Também serão realizados testes de normalidade, o que indicará o uso de testes de hipóteses de associação paramétrico ou não-paramétricos, a um nível de significância estatística de 5%. Será utilizado o software estatístico RStudio para Windows versão 4.2.2. Quanto aos aspectos éticos, a pesquisa segue os critérios e exigências estabelecidas pela Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016, ambas do Conselho Nacional de Saúde e foi apresentado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba.
Externo ao Programa - 1147621 - ANA HERMINIA ANDRADE E SILVA
Interno - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO