PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: WALCILENE MORAIS DA SILVA ALMEIDA

DISCENTE: WALCILENE MORAIS DA SILVA ALMEIDA
DATA: 23/08/2023
LOCAL: Sala de Reuniões do CCHLA e através da Plataforma Google Meet (meet.google.com/ctg-syws-srx)
TÍTULO: O RACISMO ESTRUTURAL E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NA REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NO ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: racismo estrutural; protagonismo feminino; ensino de história; gamificação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: Esta pesquisa tem como tema central analisar o racismo estrutural no Ensino de História, observando como este repercute na invisibilidade do protagonismo da mulher negra nos processos históricos estudados nos conteúdos da Educação Básica do Ensino Fundamental- Anos Finais. Para isso, trabalhamos diversos conceitos, dentre eles, o de racismo estrutural, feminismo negro e racismo genderizado. Como forma para superar esses apagamentos, vamos buscar nas metodologias ativas que nos auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. As ferramentas escolhidas são os jogos educativos, que têm em seus enredos e protagonismo mulheres negras nos processos históricos estudados em sala de aula, mas que sofrem apagamentos devido ao racismo estrutural. Para isso, vamos trabalhar o conceito de gamificação e o seu uso no ambiente educacional. Para a construção dessa pesquisa, utilizaremos no referencial teórico os trabalhos de Grada Kilomba, Silvio de Almeida, Achille Mbembe, Lélia Gonzalez, para trabalhar os conceitos, como raça, racismo, interseccionalidade e negritude. Em relação a como o racismo e a desigualdade de gênero se enraizaram na formação social do Brasil, utilizamos os seguintes autores: James Pinsky, Emília Viotti da Costa e Mary De Priore e Darci Ribeiro. Sobre o Ensino de História, metodologias ativas, jogos e gamificação, utilizamos como referencial teórico Circe Bittencourt, Maria Auxiliadora Schimidt e Lilian Bacich. A finalidade desta pesquisa é auxiliar os professores de História da Educação Básica a observar o racismo estrutural nos conteúdos, por meio do apagamento do protagonismo das mulheres negras no conhecimento histórico escolar e os ajudar a superá-lo mediante metodologias ativas que auxiliem no engajamento dos discentes, como os jogos e a gamificação.
Presidente - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE
Interno - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO