PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FABRICIO JOSE PIMENTA DE ARAUJO

DISCENTE: FABRICIO JOSE PIMENTA DE ARAUJO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/izj-putn-iov
TÍTULO: Ser preto em páginas brancas: análise de ilustrações do processo de evolução da espécie humana em livros didáticos
PALAVRAS-CHAVES: livro didático, discriminação, ensino de história
ÁREA: História
RESUMO: Esse trabalho analisa ilustrações relacionadas ao ensino de história sobre o tema do processo de evolução da espécie humana em cinco livros didáticos. O critério de escolha foi a disponibilidade de acesso ao material. Nosso problema foi a identificação de imagens que simbolizam a minimização e invisibilidade das pessoas de cor nessas ilustrações. Nosso objetivo é identificar a presença da branquitude como elemento estrutural em sua confecção. Especificamente, perceber se a Lei 10.639/2003 altera esse panorama visual e ampliar a disponibilidade de material de apoio didático. O recorte temporal está centrado entre os anos de 2002 e 2014, ou seja, antes e depois da promulgação dessa Lei. Nossa fonte primária são os livros didáticos selecionados a partir de minha trajetória como professor de história da Fase Final do Ensino Fundamental nas redes públicas de ensino. O percurso teórico-metodológico está estruturado na revisão bibliográfica dos principais quadros teóricos que fundamentam as discussões sobre legislação educacional brasileira, basicamente, PCNs, Lei 10.639/2003 e BNCC; no estudo da semiótica para análise das ilustrações, questões sobre o uso de imagens na educação e na dimensão propositiva, elaboraremos um manual, em anexo, como material de apoio paradidático voltado para a formação pedagógica de professoras e professores da disciplina de história, denominado, “Como ler imagens para educação étnico-racial”, com o propósito de servir como subsídio para análise desse tipo ilustração nos livros didáticos. Nesse aspecto, também serve como um suporte para qualificação dos professores na identificação de estratégias de minimização e/ou invisibilização o continente africano e seus representantes no material de trabalho.
Interno - 1374334 - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
Externo à Instituição - FABIA BARBOSA RIBEIRO