PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: EMILIO PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR

DISCENTE: EMILIO PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR
DATA: 11/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/kvn-wyng-cgt
TÍTULO: Conquistando a Paraíba: O ensino de história através dos jogos
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Gamificação. Jogos educacionais. Aprendizagem histórica. Saberes e práticas no espaço escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: A utilização de jogos e gamificação em sala de aula manifesta-se como uma importante abordagem metodológica para o ensino de história, uma vez que proporciona uma experiência enriquecedora e envolvente aos alunos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia dessas ferramentas, empregando o contexto da conquista da Paraíba como base para resgatar a rica história local, que muitas vezes é negligenciada por diversos fatores. Para alcançar esse propósito, optou-se por adotar a metodologia de gamificação dos conteúdos, que consiste na utilização de elementos dos jogos como estratégia educacional, agregando um aspecto lúdico e interativo ao aprendizado histórico, e a aplicação de webquests, que são atividades online estruturadas para a pesquisa e a exploração de temas específicos. A solução mediadora de aprendizagem criada a partir dessa metodologia tem como finalidade fortalecer a discussão e ampliar as possibilidades de um ensino de história mais envolvente, no qual os estudantes possam se conectar de maneira significativa com o passado e compreender a importância dos acontecimentos históricos locais para a formação da sociedade atual.
Interno - 1374334 - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
Presidente - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE