PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DANIELLE GINUINO CORREIA

DISCENTE: DANIELLE GINUINO CORREIA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Reunião virtual - Google Meet
TÍTULO: ACESSIBILIDADE DE FUNCIONÁRIOS COM DEFICIÊNCIA SOB O OLHAR DA ERGONOMIA: Estudo de caso de uma Universidade Pública do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade. Funcionários com Deficiência. Universidades. Ergonomia.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: As universidades, enquanto espaços de construção de conhecimento e oportunidades de crescimento individual, devem empenhar-se em garantir um ambiente acessível a todos, incluindo os funcionários com deficiência. A literatura académica sobre acessibilidade nas universidades tende a focar nas questões relacionadas com os estudantes com deficiência ou, quando aborda funcionários, aprofundam-se no estudo de problemáticas. Neste contexto, a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e de um estudo de caso fundamentado na metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, pretende-se identificar barreiras e facilitadores capazes de dificultar ou contribuir com a acessibilidade de funcionários com deficiência em uma Universidade Pública do Brasil. No estudo de caso, foram utilizados métodos interacionais, observacionais e análises documentais, tendo como sujeitos participantes funcionários com deficiência física, visual, auditiva, superiores e colegas de trabalho das pessoas com deficiência e, integrantes de equipe de apoio, tais como arquiteto, psicólogo, assistente social, gerente de recursos humanos. A partir da análise da literatura foram identificadas 83 barreiras e 60 facilitadores que, a partir de um processo de agrupamento, categorização e abstração foram subdivididos em 6 dimensões: - arquitetônica (26 barreiras e 13 facilitadores); - Comunicacional (07 e 07); - Metodológica (19 e 15); - Instrumental (8 e 6); - Atitudinais (13 e 09) e; - Programática (10 e 10). A partir dessas informações foi possível elaborar um framework conceitual integrativo relacionando a contribuição de cada facilitador para minimizar ou eliminar as barreiras de acessibilidade. A aplicação de um único facilitador, por exemplo, sugere eliminar ou reduzir a presença de diversas barreiras, promovendo a acessibilidade sob diferentes possibilidades. O estudo de caso identificou algumas barreiras e facilitadores da acessibilidade presentes no cotidiano do trabalho de funcionários com deficiência que não foram citados na RSL. Também proporcionou uma visão ampla e profunda dos resultados na perspectiva de diferentes participantes da comunidade acadêmica. A pesquisa contribui para o campo de conhecimento para além do público de funcionários ao oferecer uma listagem de barreiras e facilitadores da acessibilidade nas universidades como um todo e, apresentar uma correlação entre facilitadores e barreiras. Os resultados desta pesquisa também permitem conscientizar e sensibilizar projetistas, profissionais e gestores administrativos para uma mudança de atitudes que se reverte em ambientes universitários mais acessíveis e acolhedores para todas as pessoas.
Interno - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR
Presidente - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA