PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUAN EDUARDO CARNEIRO LUCAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUAN EDUARDO CARNEIRO LUCAS
DATA: 14/12/2018
LOCAL: Laboratório de Análise do Trabalho
TÍTULO: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS E DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM AMBIENTES DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Ergonomia Ambiental; Variáveis Ambientais; Percepção Ambiental; Desempenho; Estudantes; Universitários.
RESUMO: As necessidades do mundo atual resultam cada vez mais na utilização dos ambientes fechados, fazendo com que as pessoas fiquem submetidas às condições ambientais controladas por dispositivos mecânicos. Contudo, em alguns lugares as condições existentes não suprem as necessidades dos indivíduos e não conduzem ao estado de conforto ambiental. Com os estudantes não é diferente, as salas de aula, bibliotecas e laboratórios, muitas vezes não oferecem condições ambientais necessárias, comprometendo o bem-estar e impactando negativamente o desempenho da atividade. Ao longo dos anos, identificou-se que as principais variáveis ambientais influenciavam o processo de aprendizagem, repercutindo no desempenho acadêmico. Em decorrência desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar a influência das variáveis ambientais (térmica, ruído, iluminação e qualidade do ar) e da percepção ambiental no desempenho de estudantes universitários em ambientes de ensino climatizado de diferentes regiões brasileiras. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se um método experimental, aplicado em seis ambientes de ensino superior, localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. O experimento foi realizado em três dias consecutivos, no qual foi proposto um tipo de condição térmica (Desconforto por frio; Conforto; e Desconforto por calor) para cada dia mediante manipulação e fixação da temperatura dos aparelhos de ar-condicionado. Nos três dias foram mensurados os parâmetros ambientais, como temperatura do ar, velocidade do ar, umidade relativa, temperatura radiante, material particulado, ruído, iluminância, entre outros. Além disso, para cada dia foi aplicado um questionário acerca da percepção com relação às variáveis térmicas, acústicas, lumínicas e de qualidade do ar. Posteriormente, os estudantes foram submetidos a uma bateria de testes cognitivos, visando identificar o desempenho cognitivo no que tange os seguintes aspectos: Raciocínio Verbal, Raciocínio Abstrato, Raciocínio Mecânico, Raciocínio Espacial e Raciocínio Numérico. Conhecidos os parâmetros ambientais, a percepção ambiental e o desempenho cognitivo, torna-se possível desenvolver as análises estatísticas necessárias para responder o objetivo previamente proposto. Inicialmente será desenvolvida a estatística descritiva, posteriormente uma matriz de correlação, e por último, o desenvolvimento de modelos matemáticos partindo da teoria dos Modelos Lineares Generalizados.
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Interno - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES