PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JOÃO BAPTISTA GONÇALVES

DISCENTE: JOÃO BAPTISTA GONÇALVES
DATA: 31/08/2019
LOCAL: Auditório do DM
TÍTULO: Análise dos resultados do SAEPE da disciplina de Matemática dos 9º anos do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação, Avaliação em Larga Escala, SAEPE
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Diante do destaque que as avaliações externas vêm tendo nas últimas duas décadas, tanto no âmbito nacional como no internacional, sentimos a necessidade de melhor conhecê-las para aprofundar a nossa compreensão de sua real influência no meio educacional. Fomos, portanto, buscar a origem das avaliações educacionais, o seu desenvolvimento e suas modalidades. Percebemos a preocupação de governos, organizações internacionais e bancos de fomento, de não somente universalizar o acesso ao Ensino Básico, mas de que todos os cidadãos pudessem ter uma educação de qualidade. Descobrimos a avaliação de larga escala, como sendo o instrumento principal que tais governos e organismos encontraram para diagnosticar os sistemas de ensino e a aprendizagem dos alunos e de assim obterem um meio efetivo para tomadas de decisões das políticas públicas educacionais. Isto posto, fez-se necessário entender a metodologia das avaliações de larga escala, suas etapas de preparação e execução como também compreender como se dá a consolidação dos dados obtidos. Investigamos também as possibilidades de uso dessas avaliações como auxiliares no planejamento das redes de ensino. Tivemos a curiosidade de conhecer mais de perto dois modelos de avaliação externa, o SAEB e o PISA, um nacional e outro internacional respectivamente, para melhor dimensionarmos suas contribuições nos sistemas de avaliações estaduais. Por fim nos debruçamos no esforço de contextualizar a criação do sistema de avaliação externa do Estado de Pernambuco (SAEPE) e as transformações ocorridas em decorrência de sua implantação em uma escola da rede estadual. Concluímos que os índices gerados por estas avaliações externas não estão refletindo fidedignamente a realidade da qualidade da educação ofertada na unidade escolar estudada.
Presidente - 1737205 - BRUNO HENRIQUE CARVALHO RIBEIRO
Externo ao Programa - 1977866 - GRACIANA FERREIRA DIAS