PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: MARINA NUNES GONÇALVES LIRA

DISCENTE: MARINA NUNES GONÇALVES LIRA
DATA: 30/08/2018
LOCAL: Sala Acácia Bloco G CT/UFPB
TÍTULO: Analise da Performance Social Corporativa: Estudo de Caso em uma Empresa do Setor Calçadista.
PALAVRAS-CHAVES: Responsabilidade Social Setor calçadista Gestão
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção
RESUMO: A Performance Social Corporativa se tornou uma importante ferramenta para as organizacoes que visam sua sustentabilidade empresarial, dessa forma, investir nesta perspectiva esta cada vez mais interessante para os gestores. Sendo assim, esta pesquisa objetiva analisar e compreender as praticas da PSC em uma empresa de pequeno porte do setor calcadista da cidade de Campina Grande. A escolha deste setor economico ocorreu devido a sua forte influencia no contexto da economia e sociedade campinense. Para tanto, a fim de analisar estas praticas de modo pragmatico, optou-se utilizar o modelo de Nobrega (1979), visto sua perspectiva de performance sob a otica multi stakeholder, abrangendo diversos aspectos simultaneamente. Para operacionalizar o estudo, os dados foram coletados por meio de questionarios e entrevistas. Os questionarios ficaram responsaveis por compreender as expectativas, percepcoes e, consequentemente, as avaliacoes dos grupos para questoes sociais inerentes as suas realiadades enquanto stakeholder, enquanto que as entrevistas foram realizadas com os gestores para obter respaldo de comparar a visao dos stakeholders com a da empresa. Dados quantitativos, obtidos atraves dos questionarios, foram analisados atraves do Teste de Fisher e Wilcoxon, assim como a Estatistica Descritiva, com auxilio do software Microsoft Office Excel (versao 2016) e software R-project (versao 3.4.4). Quanto aos dados qualitativos, recebidos por meio das entrevistas, foi realizada a Analise de Conteudo com o auxilio do Atlas TI. Os resultados mostraram pontos criticos que a empresa necessita focar a fim de garantir a melhor relacao para com os stakeholders, bem como questoes que as quais estao bem avaliadas.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 1366493 - RICARDO MOREIRA DA SILVA