PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: ELIAS DAS NEVES FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIAS DAS NEVES FREIRE
DATA: 28/09/2021
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Economia da Educação: Os efeitos do gosto e da internet como insumos para proficiência
PALAVRAS-CHAVES: Proficiência; Gosta de estudar; Prova Brasil; Computador; Internet; Economia da educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta tese é composta por dois ensaios independentes relacionados a economia da educação. O primeiro ensaio tem como objetivo mensurar o efeito de gostar de estudar matemática sobre o desempenho em matemática. Para tanto, foi usado os microdados da Prova Brasil de 2017, para uma amostra de alunos do 9 o. ano do ensino fundamental das escolas públicas. Como estratégia empírica utilizou-se o Propensity score matching (pareamento pelo escore de propensão) e o método de Lewbel (2012). Os resultados mostraram um efeito positivo na proficiência em Matemática, confirmando a hipótese de que gostar de estudar Matemática tem-se um efeito positivo no desempenho. O segundo ensaio busca avaliar o efeito do computador com internet nas escolas sobre o desempenho em Matemática dos alunos do 9 o. ano da rede pública das escolas brasileiras. Utilizando os microdados da Prova Brasil (2019) e do Censo (2019) e uma estratégia empírica baseada nos modelos multiníveis lineares, encontrou-se evidências de efeitos positivos no desempenho em Matemática, mesmo após o controle por características do aluno, da turma e da escola.Conclui-se, dessa forma, que mais atenção deve ser dada a essa questão, que demanda políticas públicas eficazes para a promoção de um ambiente mais propício ao aprendizado e ao acúmulo de capital humano.
Externo à Instituição - FABRICIA JOISSE VITORINO CARVALHO
Externo à Instituição - FRANCISCO SOARES DE LIMA