PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: DANUBIA LEITE FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANUBIA LEITE FERREIRA
DATA: 17/06/2019
HORA: 08:30
LOCAL: bloco G
TÍTULO: INDICADORES DE DESEMPENHO PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE BASE AGROECOLÓGICA: UMA APLICAÇÃO NO TERRITÓRIO DA BORBOREMA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Agricultura familiar, sistemas agroecológicos, nível de transição, desempenho, sustentabilidade, ergonomia.
PÁGINAS: 55
RESUMO: Promover a agricultura familiar de base agroecológica é evidenciar um modelo de produção agrícola que tem compromisso com a sustentabilidade. Isso através de indicadores de desempenho, envolvendo aspectos de produção, produtividade e rentabilidade, e esses, compreendidos pelas partes interessadas. Assim, o desafio é compreender a relação entre os indicadores de desempenho da agricultura familiar de base agroecológica com o seu processo de evolução, dado sua complexidade socioecológica e dinâmica socioeconômica. Logo, como objetivo de pesquisa propõem-se implementar indicadores de desempenho na agricultura familiar de base agroecológica, abrangendo os quesitos de produção, produtividade e rentabilidade, evidenciando a relação entre seu desempenho e os níveis de transição. Para isso, a pesquisa conta com uma revisão sistemática da literatura, com a divulgação de uma proposta de um projeto maior de metodologia participativa de indicadores de desempenho voltados para agricultura familiar de base agroecológica e por fim um estudo de caso com a aplicação sistemática experimental. A partir da revisão sistemática da literatura, por meio de análise descritiva, análise de redes de relacionamento (co-citação e palavras-chave) e análise de conteúdo foi possível identificar na literatura a necessidade de avançar nesse campo de conhecimento, convergindo nas características transdisciplinar e holísticas. De modo, esse trabalho contribui para a literatura progredindo no campo de pesquisa teórica, alinhada com uma perspectiva prática, subsidiando a gestão dos agricultores familiares e instituições envolvidas para o progresso da agricultura familiar de base agroecológica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
Interno - 2348485 - SANDRA NAOMI MORIOKA
Externo à Instituição - MARIO CESAR RODRIGUEZ VIDAL
Externo à Instituição - RICARDO JOSÉ MATOS DE CARVALHO