PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA CAVALCANTI BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA CAVALCANTI BARROS
DATA: 06/09/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Acácia
TÍTULO: CAPACIDADES DINÂMICAS E INOVAÇÕES COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE: PROPOSTA E ANÁLISE DE UM FRAMEWORK SEGUNDO AS ETAPAS DO CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Inovação orientada para sustentabilidade, capacidades dinâmicas, ciclo de vida organizacional, triple bottom line.
PÁGINAS: 74
RESUMO: Inovações são essenciais para a sobrevivência de qualquer organização, independentemente do seu setor de atuação e do estágio do ciclo de vida. Alinhado a isso, as empresas estão constantemente buscando formas de alavancar sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Assim, a Inovação Orientada para Sustentabilidade (SOI) tem ganhado a atenção dos gestores uma vez que auxilia na melhoria das capacidades e competências das organizações. Entretanto, mesmo com o reconhecimento da importância das capacidades na adoção de SOI, pouco se sabe sobre como elas são integradas nas operações das empresas durante seu ciclo de vida. Desse modo, essa pesquisa tem como objetivo propor um framework que relaciona as capacidades dinâmicas com o desenvolvimento de inovações orientadas para a sustentabilidade, de acordo com as etapas do ciclo de vida organizacional. Para tanto, em um primeiro momento foram identificados os tipos de SOI abordado na literatura, bem como as capacidades dinâmicas e seus respectivos fatores críticos. As SOIs identificadas foram a eco inovação, inovação social e a inovação orientada para sustentabilidade propriamente dita. As capacidades identificadas foram: absortiva, competências e habilidades, integração de recursos, P&D, tecnológica, parceria e organizacional. Esses elementos foram fundamentais para o desenvolvimento de um framework teórico que relaciona a SOI com as capacidades, levando em consideração os fatores críticos. Em seguida, esse framework será analisado por especialistas por meio da técnica Delphi, momento que será verificado quais as capacidades dinâmicas mais relevantes para o desenvolvimento de SOIs de acordo com as etapas do ciclo de vida organizacional. Ao final, este framework será aplicado em empresas que se encontram em diferentes etapas do ciclo de vida, por meio de estudos de caso. Com base nos resultados encontrados, pretende-se elaborar proposições de pesquisa. Dessa forma, como principal contribuição teórica este estudo avança na literatura no sentido de identificar quais as capacidades que auxiliam no desenvolvimento de inovações orientadas para sustentabilidade, considerando as diferentes etapas do ciclo vida e o TBL. Dentre as contribuições práticas a pesquisa pode auxiliar gestores no processo de tomada de decisões estratégicas, uma vez que possibilitará reconhecer quais são as capacidades necessárias para o desenvolvimento de SOIs, de acordo com a etapa do ciclo de vida que se encontra. Além disso, poderá reconhecer o seu nível de maturidade em relação à cada uma das capacidades que possui.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR
Interno - 2360551 - DARLAN AZEVEDO PEREIRA
Externo ao Programa - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO