PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: FABIOLA RENATA ALVES ROBERTO

DISCENTE: FABIOLA RENATA ALVES ROBERTO
DATA: 28/08/2020
LOCAL: APRESENTAÇÃO VIRTUAL
TÍTULO: MAXIMIZAÇÃO DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE E DA PRODUÇÃO TOTAL DE AGROECOSSISTEMAS
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade; Pesquisa Operacional; Programação Geométrica.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Pesquisa Operacional
ESPECIALIDADE: Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica
RESUMO: A necessidade de serem desenvolvidos agroecossistemas mais sustentáveis é urgente, sendo assim, vários esforços são feitos para serem inseridas estratégias alternativas sobre as variáveis ambientais, sociais e econômicas. Por isso, essa temática passou a despertar relevantes debates nas áreas que abrangem a produção agrícola e a desafiar pesquisadores a retratarem desse assunto em diferentes perspectivas. Consequentemente, diversos modelos de avaliação da sustentabilidade agroecossistêmica foram propostos, mas nem sempre aplicados. Um dos primeiros esforços desenvolvidos é a estrutura para a avaliação da gestão sustentável da terra (FESLM) por Gameda e Dumanski (1995). No entanto, pouco se tem visto trabalhos que desejaram maximizar essa sustentabilidade empregando modelagem matemática. Portanto, o presente trabalho busca maximizar o índice de sustentabilidade de agroecossistemas proposto por Rodrigues (2018) bem como maximizar a produção total desses, por meio da otimização multiobjetivo. Para implantação do modelo, recorreu-se aos dados de 4 agroecossistemas obtidos por Reis (2013), favorecendo a realização da modelagem matemática e da aplicação do método. Após a formulação do problema, para a implementação será utilizado o matlab com auxílio do toolbox CVX.
Presidente - 337293 - ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO
Interno - 2366533 - HUGO HARRY FREDERICO R KRAMER