PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: NATÁLIA GOMES LUCIO CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA GOMES LUCIO CAVALCANTE
DATA: 04/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: CRIAÇÃO DE VALOR NA ECONOMIA COMPARTILHADA: PROPOSTA E ANÁLISE DE UM FRAMEWORK CONCEITUAL SOB A PERS
TÍTULO: CRIAÇÃO DE VALOR NO CONTEXTO DA ECONOMIA COMPARTILHADA: PROPOSTA E ANÁLISE DE UM FRAMEWORK TEÓRICO
PALAVRAS-CHAVES: economia compartilhada; criação de valor; sustentabilidade
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
RESUMO: A Economia Compartilhada é considerada um novo sistema de produção que tem sido disseminado globalmente desde 2010, fomentando cada vez mais o interesse de acadêmicos e empreendedores. Este trabalho relaciona Criação de Valor nesse contexto sob a perspectiva das dimensões da sustentabilidade. Até o momento pouco se encontra na literatura sobre criação de valor em organizações de economia compartilhada, e, a crescente expansão desse modelo de negócio demanda pesquisas sobre gestão empresarial. Na literatura pode-se encontrar diversos tipos de valor bem como várias fontes de criação de valor. Dessa forma, essa pesquisa tem como principal objetivo desenvolver e testar um framework conceitual de criação de valor sob a perspectiva da sustentabilidade no contexto da economia compartilhada, interconexão até então não encontrada na literatura. Para tanto, foram identificados fatores que viabilizam a criação de valor, a partir da literatura de criação de valor e sustentabilidade: gestão estratégica, gestão de stakeholders e gestão de operações, e seus respectivos subfatores. A análise da literatura também permitiu identificar 10 características pertencentes a empresas e/ou consumidores da Economia compartilhada: acesso temporário; alternativa de consumo sustentável; otimização de recursos subutilizados; recirculação de mercadorias; conveniência; custos de posse; estilo de vida colaborativo; sentimento de comunidade; experiência; e, digital. A partir disso foi apresentada a proposta de framework conceitual que relaciona os fatores e subfatores de criação de valor identificados com as características da EC, ressaltando os possíveis benefícios dos fatores no contexto da EC. Esse framework foi aplicado por meio de estudos de caso em três empresas inseridas no setor da moda que atuam no contexto offline. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, palestras, entrevistas e/ou artigos das empresas e posts de uma rede social adotadas pelas empresas. Para a análise dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo, com a utilização do software de análise qualitativa de dados assistido por computador (Atlas.ti), com o objetivo de organizar e categorizar os dados coletados. A partir das evidências do estudo empírico, foi possível verificar que parte dos subfatores identificados no framework conceitual contribuem para a criação de valor sustentável das empresas, como: relações duradouras, confiança entre stakeholders, colaboração com produtores locais, envolvimento do consumidor, práticas verdes, orientação estratégica, e, inovação. Entretanto os dados empíricos não foram conclusivos em relação aos subfatores envolvimento e integração entre os stakeholders, colaboração (mútua) entre stakeholders, alinhamento dos interesses dos stakeholders, seleção de fornecedor, gerenciamento da experiência dos consumidores, gerenciamento do relacionamento com os stakeholders, produtos/processos verdes, tecnologia, qualidade/ flexibilidade/ eficiência, gerenciamento de recursos, ações de responsabilidade corporativa socioambiental, gerenciamento de performance, manutenção e crescimento de mercado, desenvolvimento local, e, gerenciamento de riscos. Alguns subfatores de criação de valor também emergiram do estudo empírico, tais como: geolocalização, imagem da marca, capacitação, informação, qualidade e construção de relacionamentos. Por fim, a partir das evidências empíricas, foram elaboradas sete proposições por meio da identificação de relações fortes entre as características da EC levantadas e os subfatores que viabilizam a criação de valor sob a perspectiva da sustentabilidade. Como contribuição teórica destaca-se o avanço na literatura a partir da integração de temas importantes e pouco relacionados, até o momento, bem como a proposta de framework conceitual apresentada. Dentre as contribuições práticas a pesquisa tem o potencial de incentivar o negócio, de conhecer o mercado, e de fornecer insights para acadêmicos e profissionais, ao apresentar evidências teóricas e empíricas de criação de valor na economia compartilhada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR
Interno - 2348485 - SANDRA NAOMI MORIOKA
Externo à Instituição - MAICO RORIS SEVERINO