PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANSELMO FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANSELMO FERREIRA DA SILVA
DATA: 17/10/2018
LOCAL: PPGA/CCA/UFPB
TÍTULO: AÇÃO DO SILÍCIO NOS MECANISMOS FOTOSSINTÉTICOS, OSMÓTICOS E OXIDATIVOS EM MAMOEIRO SOB DEFICIT HÍDRICO
PALAVRAS-CHAVES: Fotossíntese; Osmoregulação; Antioxidantes; Carica papaya L.
RESUMO: O Brasil é o segundo maior produtor de mamão (Carica papaya L.) com destaque voltado à região Nordeste, que responde a cerca de 64% da produção nacional. No entanto, estresses abióticos são responsáveis pela maior parte da perda em produção agrícola, especialmente nas regiões semiáridas, onde prevalecem condições adversas como alta radiação solar, temperaturas elevadas e precipitações pluviométricas irregulares. Esses fatores, isoladamente ou em combinação, causam intensos distúrbios no metabolismo vegetal, sendo o déficit hídrico, especificamente, capaz de induzir a intensa redução da capacidade fotossintética, o que ocorre associado a danos osmóticos e oxidativos nas células em todas as fases de desenvolvimento da planta. Contudo, a aplicação de Silício (Si) em condições hídricas desfavoráveis tem se mostrado benéfica, pelo mesmo agir minimizando a transpiração e, consequentemente, perda de água pelas plantas, induzindo a tolerância. Nesse contexto, objetiva-se com este projeto avaliar a ação do silício nas fases do desenvolvimento vegetativo do mamoeiro, pela caracterização dos mecanismos fotossintéticos, osmóticos e antioxidativos sob déficit hídrico. O projeto será desenvolvido entre junho de 2018 e julho de 2019 no campo experimental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus IV, Catolé do Rocha - PB. Os tratamentos serão distribuídos em blocos casualizados (DBC), com quatro repetições e 48 parcelas, arranjados em esquema fatorial 4x3, sendo quatro lâminas de irrigação (40, 60, 80 e 100% da ETc) e três concentrações de silicato de potássio (Si) (0, 1,5 e 2,5 mL L-1). Serão abertas covas nas dimensões de 40 cm x 40 cm x 40 cm (64 dm³), no espaçamento de 3 m x 2,5 m. O solo da área experimental a ser empregado é classificado como NEOSSOLO FLÚVICO, não salino. Quanto ao sistema de irrigação adotado este será do tipo localizado (por gotejamento) com vazão conhecida de 1,7 L h-1. As mudas serão produzidas em ambiente protegido e transplantadas aos 40 dias após a semeadura. A umidade e a temperatura do solo serão mensuradas semanalmente através de medidor portátil digital tipo ECH2O Check- EC 3212 de 0-20 e 20-40 cm de profundidade. Ao fim do projeto serão aferidas análises de crescimento: altura da planta, diâmetro do caule e área foliar; análises fisiológicas: atividade clorofilática, fluorescência da clorofila a e trocas gasosas; percentual de macro e micronutrientes das folhas e análises bioquímicas do mesmo (proteína, aminoácidos, prolina, glicina-betaina, carboidratos, TBARS, SOD, APX, POX, ASC e GSH). Os dados serão submetidos à análise de variância pelo teste F (P < 0,05). Em seguida, aplicará o teste de comparação de médias (Tukey, P < 0,05) quando houver efeito significativo, por meio do programa Sisvar versão 5.6.
Presidente - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA
Interno - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA