PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EDUARDO FELIPE DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO FELIPE DA SILVA SANTOS
DATA: 31/08/2020
HORA: 08:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: GRADIENTES DE MUDANÇAS FISIOLÓGICAS NA MATURAÇÃO E CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA E POTENCIAL FUNCIONAL EM ABACAXIS ‘PEROLA’ PARCIALMENTE RECOBERTOS
PALAVRAS-CHAVES: Atividade respiratória, qualidade pós-colheita, compostos bioativos, atividade antioxidante, estádios de maturação, recobrimento biodegradáveis.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Fisiologia de Plantas Cultivadas
RESUMO: O abacaxi é uma infrutescência formada pela coalescência de frutilhos com o eixo central do pedúnculo. Os frutilhos que formam a infrutescência possuem idades fisiológicas diferentes ocasionando heterogeneidade na maturação e na qualidade ao longa da infrutescência, dificultando o armazenamento e o emprego de tecnologias pós-colheita. Este trabalho foi realizado em dois experimentos. No Experimento I, infrutescências do abacaxizeiro ‘Pérola’ foram colhidas em três estádios de maturação (verde, verde-amarela e totalmente amarela) e avaliados em três regiões (base, meio e ápice) quanto ao consumo de O2, liberação de CO2, coloração, firmeza, sólidos solúveis, acidez titulável, açucares redutores, não redutores e totais, ácido ascórbico, flavonoides amarelos, carotenoides totais, polifenóis extraíveis totais e atividade antioxidante. Os frutilhos possuem atividade respiratória diferente em cada seção, sendo maior na base que declina na direção apical do fruto, com comportamento não-climatérico típico. As mudanças na respiração e a diferente idade fisiológica dos frutilho ocasionam mudanças em gradiente nos parâmetros físicos e físico- químicos da polpa. O Experimento 2, teve como objetivo estudar os efeitos na qualidade e manutenção da vida útil da aplicação de recobrimento biodegradável em diferentes seções dos abacaxis ‘Perola’ durante o armazenamento. Os abscaxis foram submetidos a aplicação de recobrimento de fécula de mandioca (2,2%) e quitosana (0,3%), com total de 2,5%, em 1/3, 2/3 e 3/3 do fruto e sem recobrimento (Controle), e armazenados durante 20 dias, com períodos de avaliação a cada 4 dias. Os abacaxis foram submetidos à análises físicas, físico-químicas e compostos bioativos. Os abacaxis recobertos com 1/3 e 2/3 apresentaram redução na taxa respiratória. Estes abacaxis também apresentaram atraso no desenvolvimento da coloração amarela, e mantiveram a firmeza elevada por mais tempo. A aplicação parcial manteve os teores de sólidos solúveis e a maior relação SS/AT propiciando frutos mais saborosos. Estes recobrimentos também mantiveram os teores de ácido ascórbico e de flavonoides amarelos e menores teores de fenólicos extraíveis totais, indicando que os recobrimentos mantiveram a qualidade sem conferir estresses aos abacaxis. Em conjunto, o recobrimento parcial de abacaxi com fécula de mandioca e quitosana foi mais efetivo em manter a qualidade e prolongam a vida útil de abacaxi ‘Perola’.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA
Externo à Instituição - RENATO LIMA DANTAS
Presidente - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA