PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: FABIO ARAUJO DOS SANTOS

DISCENTE: FABIO ARAUJO DOS SANTOS
DATA: 30/04/2019
LOCAL: Lab. Pós-colheita
TÍTULO: Crescimento e aspectos fisiologia de mudas de abacaxizeiro “Vitória” cultivadas sob manejo de água salina e biofertilizante.
PALAVRAS-CHAVES: Ananas comosus var. comosus, estresse salino, insumo orgânico, trocas gasosas
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Manejo e Tratos Culturais
RESUMO: A atividade agricola irrigada nas regioes aridas e semiaridas, enfrentam serias limitacoes principalmente devido a baixa disponibilidade e qualidade das aguas encontradas nos mananciais destas regioes, que quase sempre apresentam elevada concentracao de sais, que promove uma serie de alteracoes nos processos fisiologicos e bioquimicos das plantas. Desta forma, objetivou-se neste trabalho avaliar o crescimento e fisiologia de mudas de abacaxi cv. Vitoria irrigadas com agua salina em solo sem e com biofertilizante bovino. O experimento foi conduzido no viveiro de Fruticultura do Departamento de Fitotecnia e Ciencias Ambientais da Universidade Federal da Paraiba. Os tratamentos foram distribuidos em blocos ao acaso, com quatro repeticoes, em esquema fatorial 6x2, com seis niveis da condutividade eletrica da agua de irrigacao (0,5; 1,5; 2,5; 3,5; 4,5 e 5,5 dS m-1) em solo sem e com aplicacao de biofertilizante bovino. Aos 150 dias apos o transplantio foi avaliado altura da planta, diametro da roseta, diametro do caule, numero de folhas e a massa da materia seca da raiz, parte aerea e total (pela soma de ambos). Sob os aspectos fisiologicos foram determinado os indices de clorofila a, b e total, a fluorescencia inicial, maxima, variavel, eficiencia quantica do fotossistema II, concentracao interna de gas carbonico, condutancia estomatica, transpiracao, assimilacao liquida de gas carbonico, eficiencia no uso da agua e a eficiencia instantanea de carboxilacao. O aumento da salinidade nos tratamentos sem biofertilizante resultou em perda de 71,8 %, quando compara-se as plantas sob irrigacao com agua nao salina (30,58 g) e a agua estimada de 5,1 dS m-1 (8,56 g). Para a fluorescencia maxima, variavel e a eficiencia quantica do fotossistema houve reducao de 33, 49 e 27% respectivamente, quando irrigadas com a agua de 5,5 dS m-1. O aumento da salinidade da agua de irrigacao inibiu o crescimento, acumulo de biomassa e os indices de fluorescencia das mudas de abacaxi cv. Vitoria.
Presidente - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA
Interno - 329861 - LOURIVAL FERREIRA CAVALCANTE