PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: GEMERSON MACHADO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEMERSON MACHADO DE OLIVEIRA
DATA: 12/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Entomologia
TÍTULO: Interação entre atrativos alimentares e lufenuron sobre adultos de Spodoptera frugiperda1 (Lepidoptera: Noctuidae)
PALAVRAS-CHAVES: controle etológico, regulador de crescimento de insetos, lagarta do cartucho,9 efeito sinérgico, voláteis de plantas
PÁGINAS: 13
RESUMO: A Spodoptera frugiperda é uma praga polífaga, estando disseminada e sendo causa11 de prejuízos por várias regiões agrícolas do mundo. Com a presente pesquisa objetivou-se12 avaliar a interação entre diferentes atrativos alimentares e o inseticida regulador de crescimento13 a base de lufenuron sobre o desenvolvimento biológico e reprodução de insetos adultos de S.14 frugiperda. Nos bioensaios foram testados cinco atrativos alimentares, Fenilacetaldeído, 2-15 Feniletanol, Linalol, Álcool Benzílico e a Solução de água e mel a 20%, visando avaliar seus16 efeitos isolados e sua interação com inseticida a base de lufenuron. As características biológicas17 da fase adulta de S. frugiperda avaliadas foram os períodos de pré-oviposição, oviposição, pós-18 oviposição e longevidade. Na reprodução foi avaliado ainda o número de posturas, viabilidade19 das posturas, ovos por posturas, ovos inférteis e viabilidade de ovos. Os dados foram20 submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Scott-Knott. Na avaliação21 dos períodos específicos reprodutivos e biológico da fase adulta da S. frugiperda, os diferentes22 tratamentos mostraram diferenças significativas em todos os parâmetros avaliados. Nas23 caraterísticas reprodutivas em si, o número de posturas e suas viabilidades, foram observadas24 diferenças significativas entre os tratamentos. Foi observado que apenas nos tratamentos com25 atrativos isolados fenilacetaldeído e linalol juntos ao tratamento controle que houve viabilidade26 em todas suas posturas, nos demais tratamentos houve redução ou inviabilidade total dessas. As27 interações entre os atrativos fenilacetaldeído e o linalol com o inseticida a base de lufenuron28 foram as que se mostraram mais promissoras e com maior potencial de uso conjunto como isca29 atrativa para controle de adultos de S. frugiperda.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126094 - JACINTO DE LUNA BATISTA
Interno - 1716310 - CARLOS HENRIQUE DE BRITO
Externo ao Programa - 1701091 - LEONARDO DANTAS DA SILVA
Externo ao Programa - 1640411 - MARIA JOSE ARAUJO WANDERLEY
Externo à Instituição - LUCIANO PACELLI MEDEIROS DE MACEDO