PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GEMERSON MACHADO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEMERSON MACHADO DE OLIVEIRA
DATA: 22/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Entomologia
TÍTULO: Interação entre atrativos alimentares e lufenuron sobre adultos de Spodoptera frugiperda1 (Lepidoptera: Noctuidae)
PALAVRAS-CHAVES: Controle etológico; Lagarta-do-cartucho; Quimioesterilização: Reguladores de crescimento de insetos, Voláteis de plantas
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola
RESUMO: Dentre os maiores desafios globais do século atual está a de atender às necessidades alimentares do mundo e um dos fatores principais que culminam na redução da produção das principais culturas são os danos provocados por insetos-praga, dentre as pragas de maior importância mundial se destaca a Spodoptera frugiperda. Diante destas perspectivas, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito na fase adulta e na reprodução de S. frugiperda, do conjunto de potenciais atrativos alimentares mais o pesticida lufenuron, quando esta é submetida a diferentes períodos de exposição e suas respostas quando apenas machos ou fêmeas são expostas ao lufenuron. Primeiro foram testados cinco atrativos alimentares, Fenilacetaldeído, 2-Feniletanol, Linalol, Álcool Benzílico e a Solução de água e mel a 20%, visando avaliar seus efeitos isolados e sua interação com lufenuron. As características biológicas da fase adulta de S. frugiperda avaliadas foram os períodos de pré-oviposição, oviposição, pós-oviposição e longevidade. Na reprodução foram avaliadas ainda o número de posturas, viabilidade das posturas, ovos por posturas, ovos inférteis e viabilidade de ovos. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Scott-Knott. Foi observado que apenas nos tratamentos com atrativos isolados fenilacetaldeído e linalol juntos ao tratamento controle houve viabilidade em todas suas posturas, verificando redução ou inviabilidade total nos demais tratamentos. Esses tratamentos são os que apresentaram maior potencial de uso conjunto como isca atrativa para controle de adultos de S. frugiperda. Na segunda etapa estudou-se os diferentes períodos de exposição de adultos de S. frugiperda ao lufenuron, se tratando de quatro períodos de exposição após a emergência dos adultos aplicados em duas fontes alimentares, e o efeito esterilizante as exposição de machos e fêmeas tratados com lufenuron, formando casais com machos e fêmeas não tratadas. As características biológicas da fase adulta de S. frugiperda avaliadas foram os períodos de pré-oviposição, oviposição, pós-oviposição e a longevidade total, além do número de posturas e a viabilidade das posturas e os dados foram submetidos à análise de variância, as médias comparadas pelo teste Scott-knott a 5% de probabilidade. Nas diferentes exposições, os casais de S. frugiperda quando expostos até suas primeiras 24 e 48 horas após a emergência aos atrativos mais o lufenuron, impacta diretamente na viabilidade das posturas. Os menores valores na viabilidade das posturas foram quando ambos os sexos e apenas as fêmeas foram tratados com lufenuron. Com o contato da S. frugiperda a uma fonte atrativa alimentar mais o pesticida lufenuron, seja por um período curto, e principalmente, antes da ocorrência do acasalamento, já ocorre influência negativa na sua reprodução.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126094 - JACINTO DE LUNA BATISTA
Externo ao Programa - 1840849 - JOSE BRUNO MALAQUIAS
Externo ao Programa - 1701091 - LEONARDO DANTAS DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANO PACELLI MEDEIROS DE MACEDO
Externo à Instituição - ROBERIO DE OLIVEIRA