PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: IASMIM CRISTINA DA SILVA FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IASMIM CRISTINA DA SILVA FREITAS
DATA: 19/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Centro de Informática
TÍTULO: TÉCNICAS CONJUNTAS PARA RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE ÓLEO UTILIZANDO IRRADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E UNIDADES DE FLUXO HIDRÁULICO
PALAVRAS-CHAVES: Método avançado de recuperação, posicionamento de poços, unidade de fluxo hidráulico, antena eletromagnética.
PÁGINAS: 1000
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Este trabalho propõe um modelo para investigar o uso de uma antena cilíndrica como método térmico de recuperação por irradiação eletromagnética de petróleo de alta viscosidade, associada com a técnica da unidade de fluxo hidráulico (HFU) para determinar as melhores zonas produtoras no reservatório. A antena apresenta uma geometria simples, do tipo dipolo adaptada, e pode ser modelada usando-se as equações de Maxwell. A distribuição de energia e temperatura produzidas pelo campo elétrico é cuidadosamente calculada para análise da antena como aquecedor eletromagnético. A produção será analisada a partir de simulações termo fluidodinâmicas em escala de campo utilizando um modelo sintético heterogêneo construído a partir de conjuntos de dados do campo petrolífero do SE-AL para óleo ultrapassado, cujo modelo de viscosidade corresponde ao encontrado nas areias betuminosas do Canadá. O estudo paramétrico avalia melhor frequência de operação, configuração de poços, distância da antena em relação ao poço produtor, e análise econômica para produção líquida acumulada, com energia elétrica e energia solar, fazendo uso de simulações numéricas, através da adaptação no software STARS® (CMG).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1559497 - MOISES DANTAS DOS SANTOS
Interno - 2344244 - GUSTAVO CHARLES PEIXOTO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EDSON DE ANDRADE ARAÚJO
Externo à Instituição - TATIANA ARAUJO SIMOES