PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: KAMILLA HENRIQUE MENDONCA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAMILLA HENRIQUE MENDONCA
DATA: 14/10/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: OTIMIZAÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO DE IRRIGAÇÃO PRESSURIZADO UTILIZANDO CONTROLE FUZZY
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas de irrigação. Controlador. Lógica Fuzzy.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: No setor da agricultura irrigada, para o aumento da produtividade e da rentabilidade faz-se necessário o aumento da eficiência no uso da água e da energia elétrica. Com isso, o uso de processos operacionais que maximizam a produtividade no setor, reduzindo o consumo de água e energia elétrica, vem ganhando cada vez mais espaço. Essa tese propôs o desenvolvimento de um sistema de controle inteligente com base na Lógica Fuzzy, para controlar a pressão e a vazão nas entradas das parcelas de um sistema coletivo de irrigação pressurizada. Os testes desenvolvidos para validação da proposta foram aplicados em uma bancada experimental que emula um sistema automatizado de distribuição de água (SADA), instalado no Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento da Universidade Federal da Paraíba (LENHS/UFPB). O controle da pressão foi feito pela variação da frequência do conjunto motobomba, enquanto a vazão foi controlada a partir da variação da abertura das válvulas de controle a montante da entrada de cada uma das parcelas. Com a aplicação da metodologia prop osta, o sistema de bombeamento registrou uma redução de até 27% em sua frequência de operação. A partir da redução da lâmina bruta de irrigação, o sistema apresentou uma redução de até 34% no consumo de água. Por fim, através da análise energética realizada, após a aplicação do controlador, o sistema foi capaz de reduzir em até 52%, o consumo de energia elétrica. Os resultados encontrados validam o uso do controlador em diferentes cenários de irrigação, mostrando que a rede foi capaz de controlar as vazões e pressões de projeto com diferentes set points.
Presidente - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO