PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JOAO PAULO DE LACERDA ALBUQUERQUE

DISCENTE: JOAO PAULO DE LACERDA ALBUQUERQUE
DATA: 30/10/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: ANÁLISE PARAMÉTRICA DA CONVECÇÃO FORÇADA LAMINAR DE FLUIDOS PARTICIPANTES COM CONDIÇÕES DE CONTORNO NÃO-AXISSIMÉTRICAS
PALAVRAS-CHAVES: Fluidos participantes, GITT, Campo de temperatura, Nusselt.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Fluidos participantes desempenham um importante papel nos estudos de transferência simultânea de calor por radiação, convecção e/ou condução; suas aplicações na engenharia são extremamente amplas e relevantes, como por exemplo em fornalhas, linhas de transporte de gases oriundos de turbinas à gás e trocadores de calor que operam em altas temperaturas, câmaras de combustão, geradores de vapor, geração de potência, coletores solares, etc. Na literatura especializada é um fato bem conhecido que a transferência de calor considerando o acoplamento da radiação térmica e da convecção forçada é um problema bastante complexo e de difícil resolução. O presente trabalho visa analisar a transferência de calor não-axissimétrica no escoamento de um fluido participante no interior de um canal de placas planas paralelas, hidrodinamicamente desenvolvido e termicamente em desenvolvimento. Na modelagem matemática do problema físico são impostas condições de assimetria ao campo térmico, sendo o campo de velocidade considerado simétrico em relação ao eixo central do canal e avaliados escoamentos do tipo Poiseuille (parabólico) e uniforme (tipo pistão). Nesta dissertação utiliza-se um método híbrido, analítico-numérico, denominado Técnica de Transformação Integral Generalizada (GITT) para resolver simultaneamente as equações governantes do fenômeno de transporte, a saber: a equação da energia e a equação da transferência radiativa. Os resultados, apresentados na forma de tabelas e gráficos, permitem analisar a influência que os parâmetros condução-radiação, espessura óptica e emissividades da superfície de contorno exercem no campo de temperatura e nos números de Nusselt Convectivo, Radiativo e Total. Investiga-se a significância da radiação térmica e o comportamento do processo convectivo com e sem a inclusão da radiação. Em limites assintóticos, os resultados obtidos foram confrontados com existentes na literatura aberta de forma a validar o modelo apresentado.
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
Externo à Instituição - DHIEGO LUIZ DE ANDRADE VELOSO