PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: YURI JOSÉ OLIVEIRA MORAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI JOSÉ OLIVEIRA MORAES
DATA: 25/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: CONTROLE PASSIVO DE VIBRAÇÕES EM SISTEMA ESTRUTURAL UTILIZANDO MOLAS LMF SUPERELÁSTICAS: COMPARAÇÃO ENTRE AS TÉCNICAS E ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Controle de Vibrações em Estruturas, Absorvedor de Massa Sintonizada, Ligas com Memória de Forma, Isolamento de Base.
PÁGINAS: 218
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Mecânica dos Sólidos
ESPECIALIDADE: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos
RESUMO: A crescente preocupação com a eficiência e confiabilidade da aplicação e uso de sistemas estruturais tem levado pesquisadores de todo o mundo a buscar técnicas de controle dos efeitos vibracionais em estruturas civis. Este é o caso de edifícios esbeltos, flexíveis e de alta vulnerabilidade a terremotos, ventos laterais e impactos. Dentre os métodos disponíveis o controle passivo se destaca devido a seu baixo custo, pouca manutenção, e não necessidade de fonte de energia externa. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de projetar e testar atenuadores de molas helicoidais fabricadas com fios de uma Liga com Memória de Forma (LMF), Superelástica (SE) de NiTiNOL, para aplicação no controle de vibrações de um protótipo de edifício de 3GDL’s, na disposição de um dado Dispositivo de Recentragem e Isolamento de Vibrações (DRIV). O intuito é avaliar a influência de variáveis como o offset, a deformação e o autoaquecimento do elemento associadas as severidades das excitações, e comparar com outras técnicas, como o contraventamento lateral e o Absorvedor de Massa Sintonizada (AMS), por resultados analíticos, numéricos e experimentais. Concluiu-se que o comprimento dos atenuadores tem influência direta no controle, com os mais curtos apresentando maior eficiência de atuação, pois geram maior histerese e dissipam até 29 vezes mais energia mecânica, além de reduzir a quantidade de material empregada. O efeito do autoaquecimento deve ser desconsiderado neste estudo pois o gradiente de temperatura se mostrou inferior a 10 ºC, como também o offset que não teve influência significativa no processo de controle. Em termos de amplitudes observadas na análise modal experimental, o AMS foi a técnica mais eficiente permitindo reduções de até 74%, em vibração livre. Na vibração sísmica e forçada o DRIV se mostrou mais eficaz em todas as técnicas, reduzindo a resposta em cerca de 80% quando analisado dois sinais de sismos. Assim, pode-se afirmar que os objetivos propostos foram alcançados, validando o emprego de molas LMF SE na concepção de sistemas de controle passivo de vibrações aplicado a estruturas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES
Externo ao Programa - 1296645 - KOJE DANIEL VASCONCELOS MISHINA
Externo à Instituição - ANTONIO ALMEIDA SILVA
Externo à Instituição - CARLOS JOSE DE ARAUJO