PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINALDO JOSÉ DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINALDO JOSÉ DE MEDEIROS
DATA: 28/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: SOLUÇÕES HÍBRIDAS DOS PROBLEMAS DE FRONTEIRA MÓVEL USANDO MUDANÇA DE VARIÁVEL PARA DETERMINAÇÃO DA POSIÇÃO DE INTERFACE E DAS ESPESSURAS DE CAMADA LIMITE
PALAVRAS-CHAVES: fronteira móvel, espessura da camada limite, solidificação rápida, problemas conjugados convecção-condução, transferência simultânea de calor e de massa, GITT.
PÁGINAS: 129
RESUMO: Este trabalho apresenta soluções híbridas analítico-numéricas para problemas de fronteira móvel que tratam da frente de solidificação móvel não-linear, do perfil de temperatura no problema conjugado de transferência de calor por convecção forçada e condução de calor sobre uma placa plana de espessura finita e do perfil de temperatura e da concentração nos problemas de transferência simultânea de calor e de massa no escoamento da película descendente formada pela solução por cima de um absorvedor horizontal em coordenadas cartesianas com perfil de velocidade constante em desenvolvimento. Esses problemas são resolvidos por meio da Técnica da Transformada Integral Generalizada usando uma mudança de variável para determinação da posição da interface líquido/sólido, das espessuras da camada limite hidrodinâmica, térmica e de concentração, respectivamente aos problemas citados. Esta técnica permite manipulações analíticas dos sistemas de equações diferenciais parciais e utiliza filtros nas suas condições de contorno, para tornar o problema homogêneo, com objetivo de produzir sistemas de equações diferenciais ordinários para os potenciais transformados. Resultados numéricos são obtidos com a utilização da rotina NDSolve do software MATHEMATICA e comparados com resultados obtidos na literatura apresentando boa harmonia. A determinação da posição da interface líquido/sólido é obtida tanto no problema de Stefan, como no problema de solidificação rápida denominado de “Planar Flow Casting” (PFC) apresentando resultados semelhantes aos obtidos na literatura. As espessuras da camada limite hidrodinâmica e térmica são determinadas pela mudança de variável obtendo excelentes resultados com a solução analítica e com a solução aproximada do perfil de velocidade na forma polinomial e com resultados obtidos no campo térmico na literatura, respectivamente. Será realizada uma extensão da relação já existente do número de Prandtl com a espessura da camada limite térmica para encontrar uma relação do número de Schmidt com a espessura de camada limite de concentração.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
Externo à Instituição - CAROLINA PALMA NAVEIRA COTTA
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Interno - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Externo à Instituição - JOÃO NAZARENO NONATO QUARESMA