PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO QUINDERE CRUZ NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO QUINDERE CRUZ NETO
DATA: 15/12/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: MODELAGEM MATEMÁTICA DE TENSÃO RESIDUAL EM SOLDA MULTIPASSE DO AÇO API 5LX65
PALAVRAS-CHAVES: Soldagem, aço API X65, Tensão residual, microestrutura, Modelagem Matemática.
RESUMO: A indústria petrolífera é um exemplo de setor industrial que faz uso em lagar escala de processos de soldagem para união de grandes segmentos de tubos. Porém, muitas são as alterações metalúrgicas sofridas pelos materiais quando submetidos aos ciclos térmicos de soldagem, destacando-se, por exemplo, o surgimento de tensões residuais. As tensões residuais são tensões presentes em um corpo, sem que nenhuma carga externa esteja sendo aplicada sobre o mesmo; sua concentração após o processo de soldagem exerce uma considerável influência sobre as características de serviço das estruturas soldadas e seu controle permite evitar possíveis falhas das mesmas. Diferentes técnicas são usadas para verificar o estado de tensões residuais na região da solda, que podem ser destrutivas ou não destrutivas que apresentam alta complexidade e custo elevado. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um método para avaliar os níveis de tensões residuais a parti de uma relação matemática em função dos parâmetros de soldagem, do tipo de microestrutura e do volume de solda depositado após os ciclos térmicos de soldagem do aço API 5L X65. É sabido que, alterações metalúrgicas sofridas pela junta soldada, as variações de temperatura do ciclo de soldagem e o volume de solda depositado afeta os níveis de tensão residual. Assim, é possível utilizar métodos matemáticos para correlacionar essas variáveis, e a parti de análise metalográfica e do transiente térmico determinar as tensões residuais na junta soldada do aço API 5L X65 e, consequentemente, determinar um modelo matemático que consiga prever as tensões residuais, para aplicações em procedimentos de especificação de soldagem, reduzindo, assim, custos em relação aos métodos existentes.
Externo ao Programa - 1056231 - CRISTIANA DOS SANTOS NUNES
Externo ao Programa - 1283390 - JOSE HILTON FERREIRA DA SILVA