PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TÚLIO RAFAEL NASCIMENTO PORTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÚLIO RAFAEL NASCIMENTO PORTO
DATA: 14/04/2023
LOCAL: Online/Videoconferência (link: meet.google.com/ctb-yypt-fdd)
TÍTULO: Desenvolvimento de Metodologia de Geração de Malhas e Análise de Escoamento Multifásico Para Bombas de Cavidades Progressivas de Múltiplos Lóbulos
PALAVRAS-CHAVES: BCP Multilóbe; Escoamento multifásico; Método de geração de malhas; CFD; Parâmetros de eficiência;
RESUMO: Bombas de Cavidades Progressivas (BCP) de múltiplos lóbulos são equipamentos intensamente aplicados na produção de óleos pesados, pois são capazes de transportar fluidos com variadas viscosidades e massas específicas, não possui válvulas em seu interior e possui elevada resistência a sólidos abrasivos. Na busca por aumentar a eficiência desses equipamentos, fazse necessária a realização de avaliações dos parâmetros operacionais e geométricos capazes de influência no desempenho desses equipamentos. Nesse contexto, a fluidodinâmica computacional se caracteriza como uma ferramenta capaz de descrever o escoamento no interior dessas bombas e avaliar os efeitos que a geometria concernente ao número de lóbulos e os parâmetros operacionais possuem na eficiência da BCP de acordo com as propriedades dos fluidos envolvido no escoamento multifásico caracterizado nessas máquinas. Devido à complexidade concernente ao desenvolvimento de um modelo numérico, capaz de descrever a cinemática do equipamento, não se observa na literatura modelos numéricos robustos que possibilitem a análise do funcionamento da BCP de múltiplos lóbulos transportando misturas de fluidos. Desta forma, o presente trabalho se propõe a avaliar numericamente as características dinâmicas de eficiência de bombeio de fluidos multifásicos por BCPs multilobe. Para tanto fio realizado o desenvolvimento de uma metodologia própria de geração de malhas a partir da modelagem das cinemáticas das bombas e verificou-se a capacidade desse modelo de gerar malhas estruturadas que se adaptem aos movimentos da BCP multilobe durante sua operação.
Externo à Instituição - ANTONIO GILSON BARBOSA DE LIMA
Externo à Instituição - EMILIO ERNESTO PALADINO