PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TANISE DANTAS BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TANISE DANTAS BEZERRA
DATA: 06/07/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI/UFPB
TÍTULO: GESTÃO DOS BENS INFORMACIONAIS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Bem informacional; Bem informacional científico; Bem informacional tecnológico; patentes; informação-valor.
RESUMO: Investiga a gestão dos bens informacionais científicos e tecnológicos, em particular as patentes, dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba em parceria com o INOVA. Sob a perspectiva cognitivista da equação fundamental da Ciência da Informação, procura-se demonstrar como a informação-valor, detentora da propriedade intelectual, relacionada ao princípio da inovação e, em alguns momentos, em adição ao princípio da transparência, são capazes de gerar rentabilidade, absolutamente essencial à vida social e econômica. Constitui-se como objetivo desvendar práticas e percepções adotadas pelos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UFPB no que diz respeito à gestão e à proteção dos bens informacionais. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa, a partir da análise de pesquisa documental, base de dados da UFPB, bem como entrevistas semiestruturadas com Coordenadores dos PPG e pesquisadores/inventores dos bens informacionais tecnológicos.
Externo à Instituição - ASA FUJINO
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS