PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA CARVALHO DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA CARVALHO DINIZ
DATA: 30/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PPGCI
TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SISTEMA DE PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO (PJE) DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – TRT 13ª REGIÃO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Informação. Processo Judicial eletrônico. Fluxo de informação. Tribunal Regional do Trabalho – 13ª Região.
PÁGINAS: 70
RESUMO: O poder judiciário brasileiro tem se empenhado na construção e uso das novas tecnologias da informação e comunicação para otimizar suas atividades e serviços. Em 2009 houve a criação do projeto do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentando como objetivos a completa implementação do processo judicial em meio eletrônico em todos os tribunais do Brasil, a padronização dos atos e práticas jurídicas, a economia de recursos financeiros na criação ou aquisição de softwares, bem como a melhoria do fluxo de tramitação processual. A gestão da informação (GI) tem como intuito a otimização dos processos de busca, armazenamento, tratamento, organização e uso da informação, a fim de oferecer a instituição informações estratégicas para as melhores tomadas de decisão. Sabendo da importância estratégica e organizacional da GI nas instituições e nos sistemas de informação, e considerando que o poder judiciário deve tomar decisões de forma ágil, eficaz e responsável, objetiva-se neste estudo: diagnosticar a gestão da informação no Sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe) do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT). Para tanto, tem como objetivos específicos: identificar como acontece o processo da gestão da informação no Sistema PJe do TRT 13ª região; mapear as necessidades dos usuários do sistema PJe do TRT 13ª Região em relação as informações gerenciadas pelo sistema e; propor um modelo de gestão da informação baseado nos usuários do sistema do Tribunal. Metodologicamente, caracteriza-se como estudo de natureza exploratória e descrita, a ser realizado por meio de pesquisa de campo e documental, com abordagem qualitativa. Será utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação dos usuários. Os resultados serão analisados pelo método de análise do discurso do sujeito coletivo. Pretende-se contribuir para uma proposta de gestão da informação e, consequentemente, de práticas de GI que podem trazer melhorias para o fluxo de informações do sistema PJe, esperando colaborar com a agilidade do processo que reflete na promoção da justiça brasileira.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Externo à Instituição - JACQUELINE ECHEVERRIA BARRANCOS
Externo à Instituição - JOSÉ WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS