PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DOMINGOS PADILHA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ DOMINGOS PADILHA NETO
DATA: 30/04/2019
LOCAL: CCSA PPGCI
TÍTULO: DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO: contribuições para a composição curricular do curso de Biblioteconomia
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação. Ciência da Administração. Currículo de Biblioteconomia. Gestão de Unidades de Informação.
RESUMO: A Ciência da Informação é uma área interdisciplinar com várias ciências, inclusive com a Ciência da Administração e a Biblioteconomia. O estudo se contextualiza na composição curricular do curso de Biblioteconomia voltada para a área da gestão. É nessa perspectiva que a pesquisa pretende esclarecer o seguinte questionamento: quais as contribuições da área da gestão para a formação curricular dos cursos de Biblioteconomia? Com base na indagação, a pesquisa objetiva analisar as contribuições da área de gestão para a formação curricular dos cursos de Biblioteconomia como resultado da interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração. Tem como objetivos específicos: identificar as universidades públicas brasileiras que ofertam os cursos de Biblioteconomia; analisar os componentes curriculares dos cursos de Biblioteconomia; identificar as disciplinas com abordagens referentes à gestão; e analisar os conteúdos das disciplinas da área de gestão dos cursos de Biblioteconomia. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem quantitativa e qualitativa e um estudo do tipo documental realizado no ambiente da web. Os documentos de formato eletrônico que servirão para a análise correspondem aos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC), matrizes curriculares e/ou ementários dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Ressaltam-se como dimensões teóricas, a reflexão sobre os currículos dos cursos de Biblioteconomia por meio da análise de conteúdo.
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA