PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: SALE MÁRIO GAUDÊNCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SALE MÁRIO GAUDÊNCIO
DATA: 24/04/2019
HORA: 00:00
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO: RESSIGNIFICAÇÃO TEÓRICA PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA ORGANIZAÇÃO DE CIBERCORDÉIS
PALAVRAS-CHAVES: Representação Social do Conhecimento. Paradigma Social da Ciência da Informação. Sociologia do Conhecimento. Cibercordel. Bricolagem Científica.
PÁGINAS: 104
RESUMO: Esta investigação científica pretende se debruçar sobre o problema de como organizar conteúdos híbridos e voláteis, oriundos do ciberespaço, especificamente dos cibercordéis, que estão imersos em um turbilhão de informações disponibilizadas cotidianamente na internet de forma descontrolada e desprovidos de critérios qualitativos de indexação, mas que requerem de um tratamento informacional adequado para que seja garantida a sua visibilidade, usabilidade e memória, respeitando ao mesmo tempo as suas individualidades e pluralidades socioculturais. Para isso, se propõe como objetivo, sugerir um modelo de representação do conhecimento à luz do paradigma social da Ciência da Informação, que seja capaz de organizar objetos digitais de informação, configurados como cibercordéis. Para viabilizar esta pesquisa, apresenta-se como metodologia, uma bricolagem científica a partir de intersecção e articulação crítico-construtivista da Análise de Redes em Mídias Sociais (ARS), dos Marcadores Sociais (MS), da Semântica Discursiva (SD) e do Método Dialético (DL).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337145 - MARIA ELIZABETH BALTAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Externo ao Programa - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo à Instituição - FABIO ASSIS PINHO
Externo à Instituição - FABIO MASCARENHAS E SILVA