PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO DAVI

DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO DAVI
DATA: 13/06/2019
LOCAL: Sala de Aula Pós-04
TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA POR MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida; Necessidade, acesso e uso de informação; Mulheres em privação de liberdade; Qualidade de vida de apenadas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: Pesquisa realizada na ala feminina do Complexo Penal Joao Chaves, localizado na Cidade do Natal- Rio Grande do Norte, com internas que cumprem penas em regime fechado. Ressalta a necessidade de estudos que discutam de maneira significativa o acesso e uso da informacao nessas instituicoes, evidenciando a qualidade de vida enquanto fator interligado a informacao, sobretudo pelo carater social e mudancas de paradigmas na atualidade. Questiona como mulheres em contexto de privacao de liberdade interpretam e constroem o conceito de qualidade de vida a partir da necessidade, acesso e uso da informacao. Tem como objetivo geral: analisar que informacoes necessitam e acessam para esta finalidade. E operacionais: identificar o que as apenadas do CPJC consideram qualidade de vida; caracterizar a necessidade de informacao requerida e acessada pelas apenadas; e, especificar possibilidades do CPJC de oferta de atividades e informacao que conduzam a melhoria da qualidade de vida. Metodologicamente consiste em uma pesquisa exploratoria, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, instrumentalizada pela observacao participante nao sistematica e aplicacao de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com 36 mulheres que aceitaram participar da pesquisa apos contato com a gestao CPJC. O entrecruzamento de conceitos da teoria estudada com a realidade das apenadas culmina em falas bastante complexas, contraditorias entre elas, principalmente na presenca da agente penitenciaria. Entretanto fica demonstrada, a relevancia da informacao para a melhoria da qualidade de vida, sobretudo em ambientes onde a informacao tem dificuldade de adentrar. Ha acoes do CPJC no sentido de possibilitar o acesso a informacao em diferentes aspectos. Assim as mulheres privadas de liberdade nao tem exatamente o que desejam em termos de qualidade de vida, mas sabem o que desejam e as expressam no sentido de para alcanca-los, inclusive percebendo diferencas oferecidas aos homens ate pelos familiares.
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Externo à Instituição - GILBERTA SANTOS SOARES