PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: MARIA EUNICE CABRAL DE LUNA VICTOR

DISCENTE: MARIA EUNICE CABRAL DE LUNA VICTOR
DATA: 28/06/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO PPGCIs DO NORDESTE DE 2008 A 2018.
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Informacionais. Informação e cidadania. Direitos Humanos. Acesso à informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Na atual conjectura da Sociedade da Informacao, nos deparamos com inumeras possibilidades de exercicio informacional proporcionadas pelas Tecnologias de Informacao e Comunicacao. A vinculacao do acesso a informacao como uma garantia positivada no rol dos Direitos Humanos esta tambem interligada ao exercicio da cidadania. E atraves das chamadas informacoes utilitarias que a cidadania pode ser exercida em sua completude, a saber, por meio do conhecimento essencial – suscitado atraves da informacao – que permite o cumprimento de deveres, bem como o usufruto de direitos. Desta feita, desaguamos no crucial entendimento de que para o funcionamento harmonico da sociedade, e mister a compreensao de que o exercicio cidadania esta e sempre estara intimamente relacionado ao exercicio informacional. No entanto, esta pesquisa nos leva a percepcao de que ha aqueles chamados marginalizados, ou seja, que estao as margens da sociedade no exercicio da cidadania: sao os que praticaram crimes e, como penas, sao afastados do convivio social e perdem alguns direitos que os caracterizam como cidadaos, a exemplo do direito de ir e vir e dos direitos politicos. Estes, apesar de perderem, temporariamente, a qualidade de cidadaos, nao perderam, no entanto, a qualidade de humanos. E por isso, e necessario que os direitos individuais inerentes a sua humanidade – os Direitos Humanos – continuem a ser respeitados e garantidos mesmo em detrimento da momentanea situacao de apenados. Voltamos o olhar de maneira especifica a condicao das mulheres encarceradas que, pelo cometimento de crimes, perderam a qualidade de cidadas. Este ponto de vista peculiar tem por motivacao a forma como, historicamente, as mulheres tem sido tratadas como marginalizadas mesmo quando crime algum havia sido praticado. Esta perspectiva nos levou a escolher o campo do Centro de Reeducacao Maria Julia Maranhao, unica penitenciaria feminina localizada na cidade de Joao Pessoa, capital da Paraiba, estado que sedia esta pesquisa. Trata-se de um estudo de campo motivado pela intencao de investigar e encontrar resultados concretos acerca das praticas informacionais como facilitadoras ao acesso a informacao na Penitenciaria Feminina de Joao Pessoa/PB.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA