PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR FERREIRA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR FERREIRA CAMPOS
DATA: 10/09/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PERVASIVA NO CONTEXTO DA CORREGEDORIA GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Arquitetura da Informação Pervasiva. Ecologias Informacionais Complexas. Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba. Ministério Público da Paraíba. Método Quadripolar.
RESUMO: Este estudo aborda a Arquitetura da Informação Pervasiva, tomando como subsídio seu objeto de investigação, as Ecologias Informacionais Complexas. A Arquitetura da Informação Pervasiva compreende os ambientes de informação interconectados numa ecologia de informação que se torna complexa, visto que, o conteúdo informacional pode estar sendo disseminado em diferentes ambientes ou em diferentes suportes. Nesse intuito, a Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba foi escolhida como lócus de pesquisa. O Método Quadripolar foi utilizado neste estudo que percorre quatro polos dinâmicos e flexíveis: no polo epistemológico, discorre o paradigma social da Ciência da Informação e o sistemismo; no polo teórico, aborda os estudos em Ciência da Informação, Arquitetura da Informação e Arquitetura da Informação Pervasiva; no polo técnico, será destaque a coleta e análise dos dados e; no polo morfológico, se delineará o cumprimento dos objetivos do trabalho. Como objetivo geral, partimos da necessidade de delinear diretrizes de Arquitetura da Informação Pervasiva no contexto da Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba. Como objetivos específicos, esta pesquisa procura identificar os fluxos de sujeitos e de informação no âmbito da Corregedoria Geral do Ministério Públicos da Paraíba; analisar e mapear os ambientes de informação da Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba; compreender a Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba como uma Ecologia Informacional Complexa e; delinear uma Ecologia Informacional Complexa para a Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba. Como justificativa, destina-se a ampliar as pesquisas sobre Arquitetura da Informação Pervasiva e sobre as Ecologias Informacionais Complexas e melhorar a disposição das informações circundantes na Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba de maneira responsiva, ubíqua e pervasiva, a partir de uma análise específica, com foco nos sujeitos, favorecendo a sociedade.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO