PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA DE PAIVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA DE PAIVA SANTOS
DATA: 30/10/2019
HORA: 10:00
LOCAL: PPGCI
TÍTULO: Os estudos de práticas informacionais no campo da Ciência da Informação brasileira: origens, desenvolvimento e impactos
PALAVRAS-CHAVES: Estudos de Práticas Informacionais. Ciência da Informação. Paradigma Social da CI. Abordagens microsociológicas.
PÁGINAS: 82
RESUMO: Essa pesquisa se propõe a analisar se e como os estudos de práticas informacionais vêm contribuindo para a ampliação e consolidação do paradigma social no campo da CI no Brasil. Parte-se da hipótese que o desenvolvimento dos estudos de práticas informacionais, ao incorporar e trazer para o campo da CI, conteúdos teórico-metodológicos das ciências sociais que se alicerçam na premissa do protagonismo do sujeito no processo de construção do social estaria contribuindo para o processo de consolidação do paradigma social e, portanto, para minimização do peso do caráter pragmático e positivista da área. Para tanto nos ancoramos na base teórica do paradigma social da Ciência da Informação, evidenciando as subáreas temáticas contemporâneas apontadas por Araújo (2018), bem como nos Estudos de Usuários de Informação com ênfase nos Estudos de Práticas Informacionais. A investigação será realizada a partir dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos nos programas de pós-graduação em CI no Brasil (dissertações e teses), localizadas nos repositórios das respectivas instituições desses programas. Para atender esse objetivo iremos reconstruir o processo histórico do desenvolvimento dos estudos de práticas informacionais no Brasil; categorizar as teses e dissertações por linhas temáticas contemporâneas, de acordo com a classificação proposta por Araújo (2018); auferir o peso relativo dos estudos de práticas informacionais em relação à subárea estudos de sujeito e as demais subáreas contemporâneas da CI; identificar nas teses e dissertações de práticas informacionais, o autor do trabalho, o orientador e o local; cotejar os estudos de práticas informacionais por região e por programa de pós-graduação; identificar as abordagens e os autores que vem alicerçando o conceito de práticas informacionais, assim como os objetivos gerais das teses e dissertações. Se caracteriza como uma pesquisa documental, de caráter correlacional e abordagem quali-quantitativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaremos a entrevista semi-estruturada para os dados qualitativos e a busca estratégica nos repositórios de teses e dissertações para os dados quantitativos. Os dados quantitativos serão trabalhados a partir de recursos estatísticos básicos (percentuais). Já a organização e análise dos dados qualitativos serão feitas a partir da técnica de categorização, tendo por base a obra de Bardin. Foram identificados na plataforma sucupira da Capes, 17 programas em ciência da informação, sendo seis com mestrado e 11 com mestrado e doutorado, totalizando 28 cursos, distribuídos em cinco regiões do Brasil com maior concentração no sudeste e nordeste.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Externo à Instituição - VANCARDER BRITO SOUSA