PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: SALE MÁRIO GAUDÊNCIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SALE MÁRIO GAUDÊNCIO
DATA: 04/08/2020
LOCAL: SKYPE
TÍTULO: REPRESENTAÇÃO SOCIOCULTURAL DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O CAMPO INFORMACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Representação do Conhecimento. Sociologia do Conhecimento. Bricolagem Científica. Objetos Digitais de Informação. Cibercordel.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação
RESUMO: Contextualmente a tese emerge em um cenário onde os (as) “excluídos (as) do conhecimento” precisam ser estudados e representados à luz de teorias que visem a sua inclusão e favoreçam os lugares de fala. É preciso um Paradigma Emergente, que viabilize uma Ecologia de Saberes e que preze pelas distintas formas de conhecimentos dos campos socioculturais. Neste sentido, a tese tem por objetivo geral, propor um método de Representação do Conhecimento à luz do paradigma sociocultural da Ciência da Informação, que seja capaz de organizar e compreender cibercordéis, cujos Objetos Digitais de Informação são híbridos e voláteis. Apresenta como problema-chave, a seguinte questão: considerando a volatilidade e o hibridismo de Objetos Digitais de Informação como os cibercordéis, nas mídias sociais, como fazer para representá-los? Propõe como hipótese que, a partir de uma ressignificação teórica e de um método híbrido (combinado), é possível realizar a Representação Sociocultural do Conhecimento de objetos híbridos e voláteis como os cibercordéis. Mostra como metodologia, o uso da Bricolagem Científica, acompanhada da inclusão da Análise de Redes em Mídias Sociais, dos Marcadores Sociais, da Semântica Discursiva e da Dialética do Conhecimento. Traz como resultados, o imbricamento do uso de Grafos para compreender as relações entre os Objetos Digitais de Informação, a Interseccionalidade para revelar os cruzamentos e os impactos socioculturais nos Grupos de cordelistas da mídia social facebook, a Discursivização de Temas e Figuras, para demonstrar as representações semânticas e a Ressignificação Conceitual das Categorias para compreender as contradições terminológicas. Os resultados produzem ao final o que se denominou de modelagem de Ecossistema de Representação Sociocultural do Conhecimento. A investigação finaliza, concluindo que a pesquisa se mostrou inédita à medida que ressignificou a teoria e combinou metodologias a fim de contribuir e responder a novas demandas ao campo científico. Permitiu também, apresentar caminhos para tratar e preservar Objetos Digitais de Informação, considerados voláteis. Não obstante a isso, mostrou que existe uma íntima relação interdisciplinar da Representação do Conhecimento com a Sociologia do Conhecimento e da Cultura, colocando-as em patamar de disciplinas que podem permitir o diálogo por meio da Ciência da Informação e da Sociologia, favorecendo novas e futuras pesquisas em torno da Desclassificação do Conhecimento e da Descolonização do Saber.
Presidente - 337145 - MARIA ELIZABETH BALTAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES