PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIGLIOLLA DE LOURDES BATISTA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIGLIOLLA DE LOURDES BATISTA MOURA
DATA: 29/09/2020
LOCAL: Online
TÍTULO: AS INFLUÊNCIAS DA TECNOLOGIA QUANTO A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PERMANENTES NO ARQUIVO CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Arquivo Central da UFPB. Digitalização. Preservação. Memória.
RESUMO: Os estudos envolvendo informação e memória não são uma novidade. Pode-se dizer que ainda nos anos 1950 na chamada ‘era da informática’ com a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que aceleraram a produção e uso da informação, diminuíram as fronteiras geográficas e facilitaram a organização e, no caso dos arquivos, consolidaram a dinâmica do trabalho. Neste sentido, é preciso compreender a importância do arquivo e os aspectos de memória que os envolvem, relacionando-os com as inovações tecnológicas. Esta pesquisa apresenta como questionamento: a digitalização da documentação permanente contribui para a preservação ou ocultamento da memória institucional do Arquivo Central da UFPB? Nesta perspectiva, é necessário avaliar quais medidas de preservação são abordadas, como suporte de hardware e software apropriados para leitura da documentação digitalizada, e a disponibilidade de acesso da mesma para os usuários que dela necessitem, pois é preciso também desenvolver dentro da instituição uma cultura de ensino educacional a partir do incentivo ao conhecimento da história da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Arquivo Central, contribuindo para que a memória seja transmitida para os usuários do arquivo e a sociedade. O Objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre a contribuição da digitalização dos documentos permanentes do Arquivo Central da UFPB para a preservação ou ocultamento da memória institucional. Os objetivos específicos pautam-se em verificar o quantitativo da documentação permanente digitalizada; refletir sobre os motivos que podem fazer com que a memória seja esquecida; verificar os pontos fortes e fracos da digitalização da documentação permanente para a preservação ou ocultamento da memória. A base lógica desta investigação está embasada no método hipotético dedutivo, os procedimentos metodológicos quanto aos objetivos estão baseados na pesquisa descritiva e exploratória. O funcionalismo é a teoria de referência para a definição e estabelecimento dos conceitos e hipóteses. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental e estudo de caso. A pesquisa também utiliza a análise do discurso (AD) para investigar as entrevistas. É esperado que essa pesquisa produza resultados a respeito da construção de uma conscientização quanto as medidas de preservação empregadas aos documentos digitalizados, assim como uma reflexão quanto ao acesso das informações para a importância da memória. É importante ressaltar o significado desta pesquisa para o desenvolvimento de uma perspectiva quanto ao conhecimento da história e a preservação da memória institucional do Arquivo Central da UFPB, contribuindo para o surgimento de novos estudos.
Presidente - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA