PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ILKA MARIA SOARES CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILKA MARIA SOARES CAMPOS
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Sala no google meet
TÍTULO: A CULTURA DO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do Conhecimento. Compartilhamento do conhecimento. Cultura Organizacional. Ciência da Informação.
RESUMO: O conhecimento vem sendo estudado, sobretudo na última década como força propulsora nas organizações. Nessa perspectiva, este projeto de pesquisa busca analisar a cultura do compartilhamento do conhecimento como estratégia organizacional de inovação na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba. Ancora em um referencial teórico que integram a Gestão do conhecimento, o compartilhamento do conhecimento e a cultura organizacional. A trilha metodológica tem como caracterização da pesquisa uma abordagem predominantemente qualitativa com adoção de cálculos estatísticos simples, por meio do método de estudo de caso na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba. Sob o ponto de vista da abordagem do problema, a pesquisa é quali-quanti. A estratégia para adoção das técnicas de coleta de dados, inicialmente terá um suporte tecnológico com salas remotas. Será adotado a triangulação para a combinação de distintas ferramentas de coleta de dados como, questionários, observação direta, análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, com possiblidades de averiguar os resultados da coleta de dados qualitativos em relação aos quantitativos, complementando e ampliando a análise por meio de perspectivas diversas em busca de uma combinação de distintos instrumentos. O caminho tracejado da pesquisa, para atender aos objetivos propostos, bem como compreender os resultados manifestos na coleta de dados, a triangulação dos instrumentos quantitativos e qualitativos poderá fomentar a análise dos dados, com convergência de combinações possibilitadas pelo método. Na análise de dados, utilizar-se-á uma associação da triangulação com a Análise de Conteúdo. Acredita-se que a forma como às organizações compartilham o conhecimento é parte essencial de estratégias para inovação, pois geram novas ideias e promovem a partilha e ampliação de conhecimento organizacional. O conhecimento na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba, sendo adequadamente compartilhado como estratégia organizacional, amplia as possibilidades de inovação.
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA