PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NADINE DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADINE DA SILVA COSTA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: meet.google
TÍTULO: BIBLIOGRAFIAS SUGERIDAS NOS EDITAIS DE MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA
PALAVRAS-CHAVES: Relações de gênero. Representação feminina na Ciência da Informação. Editais de seleção de mestrado.
RESUMO: As relações de gênero são motivo de discussões nas esferas sociais e estudos no campo científico por serem vistas as desigualdades, de forma injusta, como fator principal do exercício de arbitrariedade desproporcional de homens em oposição às mulheres. Diante dessa realidade e mediante as mudanças na sociedade que parecem evoluir esse ideal de dominação de um gênero sobre o outro, considera-se a possibilidade da persistência desse sistema androcêntrico em campos julgados como evoluídos e dotados de informações, como são as universidades e suas repartições. Esta pesquisa busca compreender a existência dessa relação na área da Ciência da Informação praticada no Brasil, partindo do pressuposto da importância em evidenciar a temática, revelar e também solucionar a eventual dominação de posições e poderes do gênero masculino na CI. Como questão problema desta investigação pretendemos saber: Como estão representadas as pesquisadoras da Ciência da Informação, como autoras nas bibliografias recomendadas nos editais de seleção de mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil? Para responder a esse questionamento, delimitamos como objetivo geral: Analisar a participação das pesquisadoras na área da CI no Brasil, como autoras das bibliografias recomendadas nos editais para seleção de mestrado nos PPGCIs brasileiros. Considerando este objetivo, propomos os seguintes objetivos específicos: Identificar os programas de pós-graduação em CI, com mestrados acadêmicos, que possuam provas e bibliografias sugeridas como etapa para ingresso; Elencar as autorias e coautorias por bibliografias distinguindo-as por nacionalidade, empregando isto exclusivamente às pesquisadoras; Apontar as temáticas das bibliografias que tenham mulheres como autoras, por meio das palavras-chave utilizadas; Revisar as escolhas bibliográficas determinadas pelos programas de pós-graduação em CI para as seleções de mestrados, observando segundo o gênero, balizando com o conceito de Poder Simbólico. De acordo com os procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo bibliográfico e documental. A coleta dos dados tem como foco o corpus formado pelos editais de seleção de mestrado dos PPGCIs brasileiros.
Presidente - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Interno - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO