PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA FERREIRA DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA FERREIRA DE ARAÚJO
DATA: 30/09/2021
LOCAL: Sala remota no Google Meet
TÍTULO: A ALTMETRIA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CORRELAÇÃO ENTRE CITAÇÕES, MENÇÕES E REDES SOCIAIS DE CO-AUTORIA
PALAVRAS-CHAVES: altmetria; redes sociais online; mídias sociais; redes de coautoria; ciência da informação.
RESUMO: A avaliação das produções científicas permite analisar qualitativa e quantitativamente as discussões na ciência, seus avanços, impactos e visibilidade. A altimetria, caracterizada em razão do uso de métricas alternativas, busca analisar quantitativamente a visibilidade e o engajamento na web social. A análise de redes sociais pode contribuir para a análise qualitativa, ao permitir visualizar as interações existentes. Entendendo a importância das pesquisas que colaborem com a análise de indicadores altmétricos, o presente estudo objetiva analisar a visibilidade da temática altmetria nos periódicos da área de Ciência da Informação por meio da correlação entre citações, menções e redes sociais de coautoria. Caracteriza-se como pesquisa de natureza básica com abordagem quantitativa e qualitativa; descritiva quanto aos objetivos; bibliográfica, documental e de levantamento em relação aos procedimentos técnicos. O corpus da pesquisa compreende os periódicos científicos nacionais e internacionais da área de Ciência da Informação com Qualis Capes A1 e as produções que versam sobre altmetria. A coleta dar-se-á pelo uso do Scholar Google, para os números de citação e Altmetric Bookmarklet, menções no Facebook e Twitter. A Análise de Redes Sociais contribuirá para a representação das redes de co-autoria da produção em altmetria. Utilizar-se-á o Coeficiente de Correlação Linear de Pearson para a análise dos resultados. Elaborou-se um pré-teste no periódico “Em Questão”, tendo recuperado seis produções sobre altmetria. Na rede de coautoria identificaram-se 11 atores, divididos em quatro sub-redes, duas díades e três tríades; quanto a rede ator-vínculação institucional, percebeu-se a vinculação em universidades das regiões do país, exceto a Norte. Constatou-se a colaboração interinstitucional, entre pesquisadores de instituições distintas, sendo 2017 o ano com o maior número de produções publicadas. Quanto às citações, destacou-se uma das produções com 23 citações em outras publicações. Este foi também o resultado mais antigo, razão que pode ter contribuído para o número identificado. Por outro lado, nas menções em mídias e redes sociais online verificou-se a predominância do Twitter. Com a aplicação do cálculo de Coeficiente de Correlação de Pearson, obteve-se um resultado baixo, apontando linearidade pouco significativa. O pré-teste possibilitou o aperfeiçoamento das estratégias adotadas e ofertou uma visão, em menor escala, do que se pretende desenvolver. Espera-se contribuir para as discussões sobre altmetria, o uso da análise de redes sociais, colaborando para análises e estudos métricos da informação. Além disso, intenciona-se destacar a importância dos indicadores altmétricos sobre a produção científica, uma vez que podem auxiliar gestores de periódicos, órgãos de fomento à pesquisa e estudiosos a perceber como os conhecimentos desenvolvidos na comunidade científica estão sendo compartilhados nas mídias sociais e redes sociais online.
Presidente - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN