PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA FERNANDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA FERNANDES DA SILVA
DATA: 16/12/2021
LOCAL: Banca virtual
TÍTULO: DIRETRIZES DE EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS BRASILEIRAS EM PERÍODO PANDÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Usuários. Diretrizes de Educação de Usuários. Biblioteca Universitária. Pandemia da Covid-19. Serviço de Referência.
RESUMO: Na atual pandemia da Covid-19, as atividades passaram a ser desempenhadas de forma digital, e os profissionais tiveram que realizar suas funções no ambiente online para poder desempenhar suas funções. Diante desses acontecimentos, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar como se desenvolve a educação de usuários nas bibliotecas universitárias federais brasileiras no período da pandemia da COVID-19. Na metodologia, define-se esse estudo como sendo exploratório e descritivo, de abordagem mista. O universo da pesquisa são as bibliotecas centrais das universidades federais do Brasil. O instrumento de coleta de dados será um questionário semi- estruturado que será aplicado a (o) bibliotecário (a) de referência das referidas bibliotecas. O questionário será elaborado no Google formse este já codifica os dados e entrega os resultados tabulados com o percentual definido a partir das respostas dos participantes. A interpretação das questões fechadas, além da tabulação será comentada e analisada conforme o aporte teórico e a porcentagem do total das respostas. Paraa análisedas questões abertas, adotar-se-á a Análise de Conteúdo de Bardin, que indica as seguintes fases para a interpretação dos dados: “1 -pré-análise; 2 - exploração do material; e3 - tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação”. A princípio, realizou-se uma busca no portal e-MEC (Ministério da Educação) para identificar o quantitativo de universidades federais (UFS) do país, o que totalizou 59 UFS:9 na regiãonorte, 16 no nordeste, 5 no centro-oeste, 19 no sudeste e 10 na região sul. Assim, temos o total de bibliotecas centrais a serem investigadas. Espera-se que, com o resultado dessa pesquisa e seu objetivo alcançado, possamos contribuir com as atividades do serviço de referência virtual, e também com o acesso à informação mesmo em período pandêmico.
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA