PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: JOAO VICENTE DOS SANTOS ADARIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO VICENTE DOS SANTOS ADARIO
DATA: 31/03/2023
LOCAL: Bloco da Pós-Graduação do CCSA UFPB
TÍTULO: AMBIENTES EXPOSITIVOS HÍBRIDOS DE ARTES VISUAIS NO CONTEXTO DAS ECOLOGIAS INFORMACIONAIS COMPLEXAS
PALAVRAS-CHAVES: Arquitetura da Informação. Arquitetura da Informação Pervasiva. Ecologia Informacional Complexa. Ambientes Expositivos Híbridos. Artes Visuais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A informação, essencialmente a digital, tornou-se relevante na sociedade à medida que é disseminada nas redes de computadores e geram demandas científicas para o campo da Ciência da Informação. Sistematizar a concepção de ambientes expositivos híbridos de artes visuais – exposições estruturadas incorporando ambientes analógicos e digitais – a partir das contribuições da Arquitetura da Informação, mostrou-se ser um caminho para responder a seguinte questão de pesquisa: Como aplicar a Arquitetura da Informação, no contexto de uma abordagem informacional pervasiva, para nortear/modelar exposições de artes visuais que hibridizam o analógico e o digital. A tese apresenta como objetivo geral a identificação de um modelo de Ecologias Informacionais Complexas aplicável em ambientes expositivos híbridos de artes visuais. Defendemos a tese de que a Arquitetura da Informação pode ser pensada e aplicada, no contexto de uma abordagem informacional pervasiva, às exposições de artes visuais a fim de fornecer subsídios que evidenciem a carga informacional implícita às obras, estendendo o alcance dos sujeitos às informações e ao objeto artístico, em processo intrinsecamente subjetivo de interação dos sujeitos com as obras, bem como propiciar a amplificação do acesso às exposições/obras de arte. Tal modelo se sustenta em uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e interdisciplinar, a partir de um delineamento utilizando o método quadripolar, tendo um aporte teórico da Ciência da Informação e das Artes Visuais. Dentre os objetivos específicos estão: a) a identificação de ambientes expositivos de artes visuais que hibridizam o analógico e o digital; b) analisar o modelo de Arquitetura da Informação Pervasiva proposto por Oliveira (2014) visando sua aplicação em ambientes expositivos híbridos de artes visuais; c) criar uma modelagem para estruturação de ambientes expositivos de artes visuais como ecologias informacionais complexas. Concluímos que uma sistematização de ambientes expositivos híbridos de artes visuais por meio da Arquitetura da Informação poderá permitir que a sociedade tenha acesso de forma mais efetiva às experiências cross-channel em artes, por meio de um acesso mais democratizado. Para tal, apresentamos como proposta um modelo aplicável de ecologia informacional complexa para ambientes expositivos híbridos de artes visuais.
Presidente - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Interno - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO