PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: JACQUELINE DE CASTRO RIMA

DISCENTE: JACQUELINE DE CASTRO RIMA
DATA: 07/12/2017
LOCAL: Pós 04
TÍTULO: Produção intelectual dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal da Paraíba - Campus III, Bananeiras – Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação científica. Produção técnico-científica. Servidores técnico-administrativos em educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Apresenta-se estudo sobre os servidores tecnico-administrativos em educacao (TAE) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) com o objetivo macro de analisar a producao tecnico-cientifica dos TAE do Centro de Ciencias Humanas, Sociais e Agrarias (CCHSA / UFPB) Campus III, Bananeiras – Paraiba (PB). A partir dai, enunciam-se os objetivos especificos: (1) categorizar o perfil dos tecnico-administrativos em educacao do CCHSA / UFPB com maior producao; (2) mapear a producao tecnico-cientifica; (3) identificar os canais de comunicacao utilizados para disseminar tal producao; (4) detectar a tematica dos diversos tipos de producao tecnico-cientifica dos TAE. Frente aos objetivos pretendidos, apresentam-se os pressupostos: (1) o perfil dos TAE que mais produzem sao os que possuem formacao academica de nivel superior, mesmo quando ocupam cargos / funcoes que exigem nivel de escolaridade menor; (2) os servidores TAE da UFPB possuem producao tecnico-cientifica, sendo os artigos de periodicos cientificos, comunicacoes de eventos e capitulos de livros os canais de comunicacao mais utilizados; (3) a producao tecnico-cientifica dos TAE concentra-se nas areas / tematicas educacao, administracao, agronomia, zootecnia, ciencia e tecnologia de alimentos. Para consecucao dos objetivos, no que concerne a revisao de literatura, recorreu-se a fontes impressas ou eletronicas que versam sobre os topicos comunicacao cientifica e ciencia da informacao / modalidades de comunicacao / producao tecnico-cientifica, e tambem sobre a realidade das instituicoes de ensino superior no Brasil, com enfase para a realidade da UFPB. Em termos metodologicos, referente a tipologia da pesquisa, trata-se de pesquisa exploratoria, a partir de abordagem quali-quantitativa, realizada por meio de pesquisa bibliografica e documental, isto e, o corpus resultou de consulta ao curriculo Lattes de todos os 131 servidores TAE do CCHSA / UFPB para identificacao e estudo da producao, no periodo de 2013 a 2016. A partir de entao, a analise de dados foi do tipo descritiva via analise estatistica simples, com uso da atraves da tecnica da analise de conteudo, atraves da qual foi categorizada a tematica das producoes. A respeito dos resultados, apos mapeamento da producao tecnico-cientifica, verifica-se que os pressupostos levantados se confirmaram. O perfil do tecnico-administrativo em educacao com maior producao e constituido por profissionais com formacao de nivel superior, mesmo quando ocupam cargos / funcoes que exigem nivel inferior. Os canais de comunicacao mais utilizados sao anais de eventos, apresentacao de trabalho e palestra, artigos de periodicos, cursos de curta duracao ministrados, livros e capitulos de livros, e desenvolvimento de material instrucional. A tematica da producao se concentra nas areas Ciencias Agrarias, Ciencias Sociais Aplicadas e Ciencias Humanas. Ao final, apresentam-se as consideracoes finais, a lista de fontes consultadas e os apendices.
Externo à Instituição - ALISSON DIAS GOMES
Interno - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA