PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: LUZIA GOES CAMBOIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIA GOES CAMBOIM
DATA: 07/12/2017
LOCAL: Pós 04
TÍTULO: Gestão Estratégica da Informação em coordenações de cursos de graduação: proposta para a engenharia de produção.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Estratégica da informação. Ciência da Informação. Ensino superior. Coordenações de cursos de graduação. Engenharia de Produção.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Trata-se de estudo teorico acerca da tematica Gestao Estrategica da Informacao com o objetivo de desenvolver um modelo de gestao estrategica da informacao, adequado as coordenacoes de cursos de graduacao em Engenharia de Producao de universidades publicas federais, especificamente, a Universidade Federal de Pernambuco. A pretensao e propiciar o aperfeicoamento dos resultados, de forma global, obtidos pelas referidas coordenacoes, face aos atuais padroes de exigencia em consonancia com as tendencias mundiais para a atividade de gestao, inclusive no setor publico. Eis os objetivos especificos: (i) identificar documentacao alusiva as estrategias tracadas para o curso de graduacao em Engenharia de Producao da UFPE; (ii) delinear os fluxos formais de informacao que perpassam o ambito da coordenacao de curso, sejam estes de origem interna ou externa, seja em perspectiva situacional ou permanente; (iii) descrever as etapas da Gestao Estrategica da Informacao utilizadas na coordenacao para a tomada de decisao em perspectiva situacional; (iv) confrontar a forma de gestao dos fluxos de informacao identificados com os modelos disponiveis na literatura sobre o tema no ambito da Ciencia da Informacao; (v) identificar, na realidade empirica estudada, os obstaculos ao processo de tomada de decisao e suas causas, do ponto de vista da gestao dos fluxos de informacao; (vi) propor as adequacoes necessarias, com base na revisao de literatura empreendida, para aderencia entre gestao da informacao mapeada e gestao estrategica da informacao na coordenacao estudada. A relevancia do trabalho justifica-se porque as universidades sao instituicoes imprescindiveis ao processo de desenvolvimento de qualquer nacao. Dentre os cursos de base tecnologica com significativa demanda no Brasil, destacam-se os de Engenharia de Producao, por suas competencias fortemente relacionadas aos planos industriais de inovacao e a gestao eficaz como forma de consolidacao e de aumento da competitividade da industria nacional. De natureza qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso no ambito de uma instituicao federal de ensino superior (IFES) da regiao Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco. Recorrendo-se a conjuncao das tecnicas de entrevista e de questionario junto a comunidade academica (alunos e administradores, respectivamente), os dados coletados sao analisados a luz do metodo de Analise de Conteudo (AC), com o adendo de que a amostra, no caso dos alunos, obedece aos parametros da amostragem probabilistica estratificada. Infere-se que a gestao estrategica da informacao na IFES estudada, embora apresente sistematizacao, nao provem de planejamento previo, caracterizando-se pelo empirismo, nao respeitando, necessariamente, um fluxo formal de informacoes. Inexiste total aderencia entre o que reza a literatura sobre a Gestao Estrategica da Informacao e o que e executado na coordenacao estudada, mas, a partir de adaptacoes, chega-se a um modelo para direcionar ainda melhor tal atividade. Com isso, propoe-se modelo baseado nos padroes vigentes de gestao da informacao, que contemple, ainda, a definicao de um objetivo estrategico visado, como ponto de partida, e uma selecao de documentos estrategicos de interesse, antes da etapa de identificacao de necessidades informacionais. Sugerem-se fases de selecao / adaptacao / desenvolvimento de tecnologias da informacao adequadas a coleta informacional e ao tratamento da informacao, sem a qual a fase de uso da informacao fica prejudicada.
Externo à Instituição - ALISSON DIAS GOMES
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES