PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Exames de Qualificação Mestrado

Discente:     20161020828 - RAPHAEL ALBUQUERQUE DOS SANTOS

Orientador:     JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI

Local:     Laboratório de Estudos sobre Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidades
Data:     11/12/2017
Hora:     14:30

Título
O novo acude velho: a producao de empreendimentos habitacionais no centro de Campina Grande (1990-2017).

Resumo
O trabalho investiga a partir dos agentes e dos empreendimentos habitacionais de alto padrao, como acontece o processo especulativo de valorizacao de determinadas localidades na cidade, as quais passam a serem confundidas e comercializadas para habitacao das classes mais abastadas da sociedade. Para tal analise foi escolhido as edificacoes multifamiliares de entorno do Acude Velho de Campina Grande, area central que vem passando por intensas transformacoes na morfologia e na paisagem urbana devido aos empreendimentos inseridos. Assim, questiona-se: quem sao os agentes produtores do espaco urbano do Acude Velho? Para quem o espaco e produzido? Quais os discursos utilizados por esses agentes na producao do espaco? Quais as consequencias desse processo? Desta forma o trabalho se enquadra na linha de pesquisa de producao e apropriacao do edificio e da cidade a nivel de mestrado academico.

Palavras-Chave
Produção do espaço urbano; empresariamento urbano; verticalização;

Membros da Banca
CPF     Nome     Email     Instituição     Tipo
503.662.709-15     JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI     UFPB     Presidente
021.806.434-97     KAINARA LIRA DOS ANJOS     UFCG     Externo à Instituição