PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (PPBCM)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

3216-7987/7987

Banca de DEFESA: KHARLA NAYARA ABRANTES DE ALMEIDA

DISCENTE: KHARLA NAYARA ABRANTES DE ALMEIDA
DATA: 30/09/2021
LOCAL:  https://meet.google.com/tap-puww-mtj
TÍTULO: ESTUDO HISTOPATOLÓGICO E IMUNOHISTOQUÍMICO DE LESÕES CUTÂNEAS DE PACIENTES COM DOENÇA PSORIÁTICA DO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Psoríase, histopatologia, macrófagos, diagnóstico
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Imunologia
RESUMO: A psoríase (PsO) é uma doença inflamatória crônica imunomediada caracterizada por proliferação de queratinócitos e formação de placas cutâneas. No contexto clínico, esta dermatose pode ter diferentes classificações em decorrência dos tipos de lesões na pele, sendo o tipo vulgar e gutata os mais frequentes. A maioria dos estudos descritos na literatura demonstram diferentes análises sobre o perfil demográfico, aspectos histológicos e imunológicos acerca da PsO, entretanto, há uma grande escassez de dados em indivíduos não caucasianos, particularmente na região Nordeste do Brasil. Este estudo objetivou avaliar o perfil clínico, histológico e imuno-histoquímico de pacientes não caucasianos portadores de doença psoriática atendidos no serviço de referência de diagnóstico e tratamento de psoríase no Departamento de Dermatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Nesse estudo, foram descritas as características sociodemográficas a partir dos prontuários dos pacientes e da análise de 31 amostras de pele de indivíduos portadores de psoríase ou saudáveis de ambos os sexos. Para as análises histológicas foram utilizados diferentes sistemas de coloração tais como H&E, Tricrômico de Masson e Azul de Toluidina. Enquanto para as análises imuno-histoquímicas para macrófagos M1 e M2 foram utilizados anticorpos para Calprotectina e CD163, respectivamente. Os resultados obtidos demonstraram que as amostras psoriáticas apresentaram desorganização na matriz extracelular, apresentando uma maior deposição de colágeno, maior acantose com discreta presença de mastócitos para PsO vulgar e maior número de vasos sanguíneos na PsO gutata. O número de macrófagos M1 foi consideravelmente maior nos tecidos psoriáticos, enquanto para os macrófagos M2 foi observada maior densidade no grupo controle, caracterizado por amostras de indivíduos saudáveis. Os dados obtidos neste estudo corroboram com a literatura vigente, entretanto se faz necessário estudos adicionais para melhor elucidar a contribuição das diferentes populações de macrófagos na fisiopatologia da psoríase e sua possível contribuição para a melhoria do diagnóstico e terapia das diferentes manifestações clínicas da psoríase.
Presidente - 1636189 - CLAUDIO ROBERTO BEZERRA DOS SANTOS
Interno - 1956521 - RAFAEL DE ALMEIDA TRAVASSOS