PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

EDITAL Nº01/2019 DO DOUTORADO ACADÊMICO EM INOVAÇÃO - DAI/UFPB

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital que regula as condições de ingresso, por via de EXAME DE SELEÇÃO ESPECIAL, nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Economia, Administração e Ciências Contábeis, ano letivo 2019, nível de doutorado, em face da aprovação da UFPB, qualificada como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), no âmbito da Chamada Pública Nº 23/2018, Programa Doutorado Acadêmico para Inovação – DAI, do CNPq.

O teor completo do Edital na homepage www.prpg.ufpb.br

APRESENTAÇÃO:

O DAI é direcionado a fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, no propósito de fortalecer Sistemas Regionais de Inovação.

No Programa DAI, as empresas parceiras, os Programas de Pós-graduação (PPGs) que aceitaram participar do projeto, assim como os temas dos projetos de pesquisa a serem apresentados e desenvolvidos pelos doutorandos, foram indicados e identificados quando da elaboração do projeto que concorreu pelo edital do CNPq.

São 10 bolsas de doutorado.

O(a) bolsista será escolhido mediante EXAME DE SSELEÇÃO ESPECIAL e os doutorandos desenvolverão suas teses como estudantes regulares em um dos cursos de pós-graduação mencionados, quais sejam Engenharia Mecânica, Economia, Administração e Ciências Contábeis. Receberão orientação acadêmica de um(a) docente do curso e a supervisão de um agente, na empresa, em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação tecnológica (PD&I).

Entre as empresas aderentes estão CAGEPA, SUCESSU, PB SOFT INFORMATICA etc.

INSCRIÇÃO:

2.1. As inscrições serão realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), no período de 14 de fevereiro de 2019 até as 23:59h do dia 21 de fevereiro de 2019.

TEMAS:

As empresas participantes, os temas e os programas de pós-graduação aderentes ao programa DAI/PRPG são os seguintes:

Tema 1: BIG DATA, IoT (internet das coisas) e técnicas

EMPRESAS PARTICIPANTES: CAGEPA e outras empresas.

Desenvolver soluções na área de BIG DATA integrando as informações das diversas áreas da Companhia, bem como outras informações externas que atingem diretamente uma empresa de saneamento, dando subsídio para um sistema Inteligente com o objetivo de prever situações que venham afetar diretamente a população e/ou o meio ambiente.

--------

Tema 2: Tratamento e proteção de dados (Lei Geral de Proteção de Dados – Lei 13.709/2018)

EMPRESA PARTICIPANTE:SUCESSU PB

Estudo de impacto nos negócios das empresas que compõem o APL de software em João Pessoa e medidas legais para minimizar os riscos e entregar um estudo/metodologia/ serviço ou produto que estejam adequados à LGPD (lei de proteção de dados pessoais).

------------

Tema 3:Eficiência da Gestão Pública

EMPRESA PARTICIPANTE: PBSOFT INFORMÁTICA

Proposta de criação de um modelo que otimize a aplicação de normas contábeis na Administração Pública de forma a mensurar a execução dos programas governamentais com o retorno proporcionando para a sociedade, através da geração de índices que possam ser acompanhando ao longo dos anos e disponibilizados para consulta pública.

-----------

Tema 4: Produtos financeiros: gestão de produtos, planejamento e serviços financeiros (Fintechs)

EMPRESAS PARTICIPANTES:

A. TX3 – Soluções Financeiras

Plataforma de gestão de títulos de crédito, orientada a empresas, de qualquer porte ou segmento, que operem com antecipação de recebíveis.

-----

B. E-Gen Consultoria para Informática Ltda

Plataforma com componentes de educação e planejamento financeiro para mitigar e auxiliar micro, pequenas e médias empresas a se manterem financeiramente saudáveis.

------

C. CAGEPA

Desenvolver tecnologia e novas formas de abordagem, capazes de engendrar a negociação de débitos, retirando os clientes da informalidade e irregularidade.

-------

Tema 5: Água: processos de fornecimento, saneamento e purificação. Industria 4.0

EMPRESA PARTICIPANTE: CAGEPA

Desenvolver soluções para reduzir as perdas reais dos sistemas de abastecimento de água da CAGEPA utilizando as ferramentas do paradigma tecnológico da chamada Indústria 4.0 / Manufatura Avançada.