PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANNE DE SOUSA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANNE DE SOUSA MEDEIROS
DATA: 25/10/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA TÉCNICA/CCS/UFPB
TÍTULO: Atividade Antifúngica do Isoeugenol Frente Cepas Não-albicans Isolados da Cavidade Oral: Um estudo in vitro
PALAVRAS-CHAVES: Atividade antifúngica, Produtos naturais, Isoeugenol, Candida spp.
RESUMO: A cavidade bucal é um ambiente naturalmente habitado por diversas espécies que micro-organismos que coexistem sem causar nenhum dano aos seres humanos. Entre as espécies fúngicas, o gênero Candida é mais frequentemente isolado na cavidade bucal dos indivíduos, entretanto, quando há mudanças de fatores locais e sistêmicos do hospedeiro, essas leveduras passam do estado comensal para o patogênico, desencadeando o processo infeccioso candidíase. Nosso estudo objetivou avaliar a sensibilidade in vitro de cepas nãoalbicans, C. tropicalis e C. glabrata, frente ao fitocomposto isoeugenol e o antifúngico padrão nistatina, através da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM); Concentração Fungicida Mínima (CFM); interferência sobre a micromorfologia microbiana e teste de modulação dos produtos- checkerboard. Utilizou-se neste estudo 13 cepas de Candida, sendo 7 cepas clínicas de C. tropicalis e uma padrão ATCC 13803 e quatro clínicas de C. glabrata e sua ATCC 90030. Pode-se observar atividade antifúngica do isoeugenol em todos os isolados testado com CIM70% de 128 μg/mL. O valor da CFM90% do isoeugenol contra C. glabrata foi 256 μg/mL e 128 μg/mL em três cepas de C. tropicalis. A relação CFM/CIM do isoeugenol indicou atividade fungicida em 84,21% das cepas testadas. O isoeugenol foi capaz de interferir na formação de estruturas de virulência de C. tropicalis, nas concentrações da CIM, CIMX2 e CIMX4. O teste de modulação do isoeugenol e nistatina demonstrou interação do tipo antagonista em C. glabrata LM 116 e sinérgica em C. tropicalis LM-211. A partir dos dados obtidos no presente estudo foi possível concluir que o isoeugenol apresenta boa atividade antifúngica frente as espécies de Candida avaliadas, seja de forma isolada ou em combinação com o antifúngico padrão nistatina.
Presidente - 1490571 - ANDRE ULISSES DANTAS BATISTA
Externo ao Programa - 1514305 - HEMERSON IURY FERREIRA MAGALHAES