PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: THAYNNÁ BARBOZA BEZERRA DE LIMA

DISCENTE: THAYNNÁ BARBOZA BEZERRA DE LIMA
DATA: 26/06/2020
LOCAL: USO DE RECURSOS À DISTÂNCIA
TÍTULO: SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DO ESTADO DA PARAÍBA – UM ESTUDO TRANSVERSAL DE BASE POPULACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Satisfação do usuário; Assistência Odontológica; Sistema Único de Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: Estudos de satisfação do usuário com os serviços públicos são importantes, pois podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços, deixando-os mais adequado às expectativas dos usuários. Objetivo: Analisar a satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas do Sistema Único de Saúde do estado da Paraíba. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com técnica de documentação direta por meio de pesquisa de campo. Os usuários dos CEO da Paraíba responderam quatro formulários sobre a satisfação com o serviço utilizado (Instrumento adaptado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios; Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal; Instrumento utilizado na Avaliação Externa do PMAQ-CEO; Questionário para identificação do Contexto do Usuário). Fez parte da amostra 770 indivíduos, 10 participantes por CEO, que foram entrevistados em seu domicílio. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados foram analisados utilizando estatística descritiva. Resultados: Predominou neste trabalho, mulheres, adultas jovens, com baixa escolaridade e renda. 55,7% consideravam a saúde dos seus dentes e da sua boca como “boa” e 39,3% estavam satisfeitos com a aparência dos dentes. Os respondentes que possuem acesso efetivo estão satisfeitos com o serviço ofertado. Porém, 57,3% não entende qual o objetivo do CEO. 42,4% dos respondentes afirmaram ter uma boa relação com o dentista que lhe atendeu. E, com relação à equidade, 46,8% dos usuários de CEO afirmaram que são igualmente atendidos em relação à usuários com classe social maior. 88,2% dos respondentes já tiveram dor de dente na vida. Dentre os usuários entrevistados, 73,7% está satisfeito com o serviço. Para 92,8% dos respondentes o horário de funcionamento do serviço especializado atende suas necessidades. 70,9% receberam a guia da Unidade Básica de Saúde e marcaram a consulta no próprio CEO, a contrarreferência ocorreu em 8,8% dos casos. Conclusão: Os usuários dos CEO da Paraíba estão satisfeitos com o tratamento realizado. E a boa relação entre dentistas e pacientes está sendo respeitada. O horário de funcionamento dos CEO atende as necessidades de quem utiliza o serviço. Embora, a marcação de consultas e contrarreferência não sejam realizadas de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Pôde-se concluir também que os usuários não entendem qual o objetivo do CEO dentro do Sistema Único de Saúde.
Interno - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA
Externo à Instituição - NILCEMA FIGUEIREDO