PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELZA CRISTINA FARIAS DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELZA CRISTINA FARIAS DE ARAUJO
DATA: 26/10/2021
LOCAL: Uso de recursos a distância
TÍTULO: Análise de desempenho e impacto financeiro do atendimento odontológico em ambiente hospitalar
PALAVRAS-CHAVES: Equipe Hospitalar de Odontologia. Unidades de Terapia Intensiva. Pessoa com Necessidade Especial.
RESUMO: A assistência odontológica em nível hospitalar faz parte do rol de serviços do SUS, contribuindo para a oferta de cuidado integral e redução da morbidade e mortalidade de pacientes hospitalizados. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma avaliação da oferta de cuidados odontológicos em nível hospitalar, além de avaliar o custo-efetividade e o impacto financeiro da implementação de cuidados odontológicos em nível hospitalar. Esta dissertação foi dividida em 3 planos de trabalho. Primeiramente realizou-se um estudo observacional, retrospectivo e transversal, baseado nas informações do Sistema de Informações Hospitalares (SIH). Foram incluídos os dados de municípios brasileiros que apresentaram informações sobre a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) de tratamento odontológico para PNE, entre os anos 2010 e 2018. Os dados obtidos foram analisados por correlação de Spearman e Regressão Multivariada de Tweedie (p<0,05). Em seguida, foi conduzida uma revisão sistemática para verificar se os cuidados odontológicos feitos por equipes de saúde bucal contribuem para menor incidência de Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAVM) e mortalidade dos pacientes internados em UTI. Pesquisas bibliográficas foram feitas nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, Lilacs, Embase, Livivo, Open Grey, Google Acadêmico e Cochrane. Foi realizada a extração dos dados e avaliação da qualidade metodológica e do risco de viés dos estudos incluídos, utilizando as ferramentas descritas pelo Instituto Joanna Briggs. Uma meta-análise com efeitos aleatórios foi feita para sumarizar os dados de risco relativo. Uma análise da certeza de evidência foi realizada para os principais desfechos analisados. Por último, será conduzida uma análise econômica completa sobre a implementação e manutenção de equipes de saúde bucal em ambiente hospitalar. Dados de efetividade serão obtidos por meio de análise do tempo de internação, mortalidade e incidência de complicações. O custo global da implementação do cuidado odontológico em ambiente hospitalar será realizado mediante técnica de macro-custeio. Uma análise econômica completa será realizada por meio da análise de custo efetividade e de impacto financeiro de implementação desta medida. Um maior IDH (p<0,05; B=- 18,672), maior cobertura de saúde bucal na atenção básica (p<0,05; B=-0,024) e maior número de dentistas clínicos nos hospitais (p<0,05; B=-0,003) implica em menor quantitativo de procedimentos odontológicos hospitalares. Na revisão sistemática, um total de 508 artigos foram identificados nas bases após a remoção das duplicatas. Após a leitura dos títulos e resumos, o número reduziu para 4 artigos que foram lidos na íntegra. A meta-análise demonstrou que pacientes em UTI submetidos a cuidados odontológicos por equipe de saúde bucal apresentaram menor incidência de PAVM (RR=0,525; IC95%=0,320-0,863) e menor mortalidade (RR=0,849; IC95%=0,750-0,962). A certeza de evidência foi considerada muito baixa. Os resultados do plano de trabalho 3 estão em elaboração. Conclui-se que a maior cobertura de saúde bucal na atenção básica e o maior número de cirurgiõesdentistas clínicos está associado a menor número de procedimentos odontológicos e menor custo da assistência odontológica hospitalar ofertada a PNE. Os cuidados odontológicos feitos por equipes de saúde bucal em ambiente hospitalar contribuíram para redução de PAVM e da mortalidade de pacientes internados em UTI.
Presidente - 6311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Externo à Instituição - ANE POLLINE LACERDA PROTASIO